
Que a Strada é líder isolada do segmento de picapes compactas, isso
ninguém tem dúvida. E para se manter no pódio, a Fiat lança a linha 2014
do modelo com mudanças importantes, pouco mais de um ano após a chegada
do modelo 2013 com alterações no visual externo e no interior. E a
principal novidade do novo modelo é a presença da terceira porta nas
versões Cabine Dupla, ao estilo Veloster – ou Kombi.
De acordo com a Fiat, a implantação da terceira porta do lado direito
na Strada foi “uma solução técnica amplamente estudada pela engenharia,
e os maiores argumentos para a sua adoção foi a garantia de maior
conforto e acessibilidade para os usuários do banco traseiro”. No
processo de desenvolvimento da versão de três portas, a solução mais
adequada seria a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna
central.

Para a abertura da terceira porta, a Fiat desenvolveu uma “maçaneta
especial”, alojada na parte interna do vão da porta com acionamento
duplo, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto
pelo lado externo da Strada. A picape recebeu um ganho de espaço para o
acesso ao banco traseiro de 100%, por conta da retirada da coluna
central do lado direito. O espaço disponível para entrada de passageiros
na parte traseira do seu interior passou de 0,5 m² para 1 m².
Entretanto, apesar da retirada da coluna central direita, a segurança
da Strada não foi comprometida, já que todos os cálculos foram feitos
no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar uma
maior rigidez torcional do conjunto.

Além disso, a Fiat Strada 2014 recebeu novas linhas na parte externa,
com a adoção de uma linha de cintura mais alta (o que obrigou a
instalação de novos vidros laterais) e caçamba maior em oito centímetros
na altura, aumentando o espaço de carga, passando a ser a picape
compacta com a maior capacidade volumétrica do mercado.
Em relação a caçamba anterior, houve um incremento de quase 18% na
capacidade do volume de carga. A versão Cabine Curta foi a mais
beneficiada, e agora comporta 120 litros a mais na caçamba, enquanto a
Cabine Estendida ganhou mais 110 litros e a Cabine Dupla, mais 100
litros.

Outra mudança inclui as novas lanternas traseiras, agora horizontais e
posicionadas apenas nos para-lamas, sem invadir a tampa da caçamba,
lembrando as usadas no Siena de geração anterior. Todas as versões
ganharam novas molduras para as caixas de rodas e para a tampa traseira,
além de novo para-choque traseiro.
O porta-escada e a grade de proteção do vidro traseiro receberam
novos desenhos, assim como a moldura no para-lama na versão Adventure. A
versão Working, que se posiciona como modelo de entrada da linha,
ganhou novo para-choque dianteiro.

Na segurança, a nova Fiat Strada 2014 ganhou o sistema de abertura da
tampa de combustível encontrado no Bravo. Há ainda novo volante nas
versões Trekking e Adventure e pomo do câmbio e freio de mão na cor
preta. As versões Cabine Dupla receberam quatro novos porta-objetos,
enquanto a Adventure adotou quatro de instrumentos mais moderno. O
modelo Adventure Dualogic Plus agora por vir equipado com volante
multifuncional em couro, com trocas de marchas por borboletas, e vem de
série com rodas aro 16.
Já na motorização, nada mudou. A Strada Working traz o motor 1.4 Fire
de 85 cv com gasolina e 86 cv com etanol e torque de 12,4 kgfm e 12,5
kgfm, o Trekking traz o 1.6 E.torQ de 115 cv e 117 cv e 16,2 kgfm e 16,8
kgfm, e a Adventure conta com o bloco 1.8 E.torQ de 130 cv e 132 cv e
18,4 kgfm e 18,9 kgfm.

A Working será oferecida nas versões Curta, Estendida e Dupla, com airbags frontais e freios ABS de série.
A Trekking será oferecida apenas com Cabine Dupla, e vem equipada com
direção hidráulica, travas e vidros elétricos e volante com regulagem
de altura e ar-condicionado. Já a Adventure estará disponível nas
carrocerias Cabine Estendida e Dupla, com rodas de 16 polegadas com
pneus de uso misto, chave-canivete com telecomando, banco do motorista
com regulagem de altura, etc. Serão 11 opções de cores, tendo como
novidade a tonalidade Vermelho Opulence.

Nos equipamentos opcionais, o diferencial blocante Locker agora
estará disponível também para a versão Trekking, além da Adventure. O
câmbio Dualogic Plus passa a ser oferecido para as duas versões
Adventure (Cabine Estendida e Cabine Dupla).
Haverá ainda uma gama de acessórios, destacando-se os acessórios
Mopar: novo extensor de caçamba com dupla função, que inclui rampa de
acesso; central multimídia completa com GPS, TV, câmara de ré, DVD
player, MP3 e Bluetooth.
Preços da Fiat Strada 2014:
Working 1.4 cabine simples: R$ 33.750
Working 1.4 cabine estendida: R$ 36.870
Working 1.4 cabine dupla: R$ 42.330
Trekking 1.6 cabine dupla: R$ 48.360
Adventure 1.8 cabine estendida: R$ 49.480
Adventure 1.8 cabine dupla: R$ 54.360