O sistema está presente desde a versão mais básica e muda nas opções mais completas.
Pneus do tipo “verde”, de baixa resistência, equipam toda a linha. Como manda a lei, também estão presentes duplo airbag na dianteira e freios ABS.
VEJA TODAS AS VERSÕES
TRENDLINE - R$ 34.890 (1.0) e R$ 40.190 (1.6): os principais itens de série da Trendline são a direção hidráulica, travas e vidros elétricos nas portas dianteiras e banco do motorista com ajuste de altura. O modelo também conta com o novo painel e faróis com máscara escurecida. As rodas são de 14 polegadas com pneus 185/65 (1.6) e 175/70R (1.0).
COMFORTLINE - R$ 42.690 (1.0), R$ 47.490 (1.6 manual) e R$ 50.790 (1.6 I-Motion): além dos itens mencionados na Trendline, essa versão já vem com a central “Media Plus”, ar condicionado e espelho retrovisor externo e maçanetas na cor do veículo. Também está presento cluster com computador de bordo e faróis de neblina. As rodas são de aço e 15 polegadas, com pneus de 195/55.
HIGHLINE - R$ 51.990 (1.6 manual) e R$ 55.290 (1.6 I-Motion): a opção top de linha traz os itens que apareceram nas inferiores, mas a sua central multimídia é a Composition Touch. Ainda são de série na Highline trio elétrico e alarme do tipo keyless. Também estão presentes volante multifuncional de couro e coluna de direção com ajuste de altura e profundidade. As rodas são de liga-leve e 15 polegadas, com pneus 195/55.
SÉRIE ESPECIAL CONNECT - R$ 45.190 (1.0), R$ 49.990 (1.6 manual) e R$ 53.290 (1.6 I-Motion): para o lançamento, a Volkswagen disponibiliza a edição Connect, que traz de série a central Multimídia Discovery Media, a mais avançada da linha. O pacote ainda traz sensor de estacionamento e rodas de 15 polegadas com pneus 195/55. Essa versão será vendida apenas na opção azul.
PREÇOS E VERSÕES DO VOYAGE
TRENDLINE - R$ 40.990 (1.0) e R$ 44.590 (1.6)
COMFORTLINE - R$ 46.490 (1.0), R$ 49.790 (1.6 manual) e R$ 53.090 (1.6 I-Motion)
HIGHLINE - R$ 55.290 (1.6 manual) e R$ 58.590 (1.6 I-Motion)
Na 'onda' do 3 cilindrosDesde 2015, quando perdeu a liderança para o
Fiat Palio, o Gol não repete o sucesso de vendas que o fez
reinar por 27 anos no Brasil como o carro mais vendido.
Para tentar uma reabilitação, a marca buscou alternativas interessantes para prolongar um pouco mais essa geração, que começou em 2008. O motor 3 cilindros flex já se mostrou eficiente em Up! e Fox, além de rivais como Hyundai HB20 e Ford Ka também apostarem nele.
Utilizando câmbio de 5 marchas, o motor de 3 cilindros e 999 cc rende 82 cavalos de potência máxima e 10,4 kgfm – quando abastecido com etanol. Com o antigo motor de 4 cilindros, a potência máxima era de 76 cavalos e o torque de 10,6 kgfm.
Por outro lado, o motor 1.6 de quatro cilindros e 8 válvulas e 104 cavalos e 15,6 kgfm de torque segue na linha Gol e Voyage.
Outra mudança foi a adoção de um freio mais forte na dianteira. Os discos estão maiores, passando de 239 mm, para 256 mm. De acordo com a empresa, isso ajuda a evitar a fadiga em uso mais severo.
Volkswagen Gol antes e depois (Foto: Divulgação)
'Cara' de Golf
Antes de uma esperada nova geração, a linha recebeu retoques no visual. As alterações são sutis, mas provocaram um efeito para deixar o carro parecer maior.
Na dianteira, tudo foi redesenhado ganhando um pouco mais de “músculos”, apesar de ser necessário atenção para ver exatamente as mudanças.
"A grade inferior do para-choque foi inspirada no Golf GTI", disse José Loureiro, gerente de engenharia da Volkswagen.
Na traseira, houve a adição de novas camadas e vincos com resultado mais notado no Gol. "O Gol sempre foi um carro esportivo", disse Jorge Portugal, vice-gerente de vendas da marca.
O painel passou por uma renovação e, de acordo com a empresa, está com os mostradores 30% maiores. Seu volante foi recebido do Golf e todo o console foi redesenhado, para ter espaço de receber as centrais multimídia. Seu novo desenho também abriu espaço para diversas combinações de cores, que variam de acordo com a versão.
Volkswagen Gol 2017 Comfortline (Foto: Divulgação)
Multimídia 'top' só na série especialA montadora alemã diz que o Gol também se tornou o carro “mais conectado” do seu segmento, liderado atualmente pelo
Chevrolet Onix. Porém, a tão propagada conectividade não está ao alcance de todos os compradores do modelo. As versões mais básicas, ou não possuem multimídia, ou são equipadas com um aparelho mais básico.
A opção mais completa, Discovery Media, por exemplo, só é oferecida na série especial Connect. Quem quiser contar com o aparelho nas demais versões terá que desembolsar outros R$ 2.360.
A central mais simples, Composition Touch, de série na Highline, sai por R$ 1.755 nas opções Trendline e Comfortline. Todas têm o sistema App-Connect, que espelha smartphones, é o mesmo presente em outros carros da marca, como Fox.
Gol e Voyage 2017 (Foto: Divulgação)
Com a central, é possível fazer ligações, receber e enviar mensagens, utilizar aplicativos de redes sociais e música e fazer D a tela do carro como browser.
Já com os aplicativos da própria Volkswagen dá para encontrar estacionamentos próximos, criar um registro de como o motorista dirige, além de outras funções. Aparelhos Android e iOS ainda possuem aplicativos próprios.
Volkswagen Gol antes e depois (Foto: Divulgação)
A Composition Touch tem tela de 5 polegadas; a Discovery Media, de 6,33 polegadas.
Como opcional, a marca disponibiliza um suporte para celular que é fixado em cima do console central e traz uma entrada USB extra.
Fora as duas centrais multimídia, a Volkswagen tem os dispositivos Media e Media Plus. No Media Plus, Gol e Voyage já trazem bluetooth, entradas USB, entrada para cartão SD e toca CD.
Sem 'Das Auto'
A Volkswagen também aproveitou a oportunidade para anunciar que abandonou o slogan "Das Auto", ou "o carro", em tradução livre do alemão. "Tiramos Das Auto, que não era bem visto pelo brasileiro, e colocamos Volkswagen", disse Portugal.