quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Novo Ford Ka estreia mais uma versão aventureira

Primeira reestilização da geração atual do compacto foi revelada com o pacote "off-road" Freestyle

Para-choques reformulados e nova grade do radiador marcam a primeira atualização desta geração do Ka (Divulgação/Ford)
O novo Ford Ka foi apresentado quase simultaneamente nesta quarta-feira (31) no Brasil e na Índia. A primeira atualização da geração atual do compacto foi apresentada na nova versão aventureira Freestyle.
O modelo terá suspensão elevada, assim como o Ka Trail, mas não foi divulgado em quantos milímetros ela destoa do conjunto usado em outras versões. O que já foi confirmado é a estreia do sistema multimídia Sync3 de 6,5 polegadas ao modelo, como QUATRO RODAS antecipou em um flagra exclusivo.
Central multimídia Sync3 com tela “flutuante” é similar à usada no novo EcoSport (Divulgação/Ford)
O novo Ka também estreará um novo trem de força, herdado do EcoSport. O 1.5 três-cilindros da família Dragon substituirá o motor de mesma cilindrada usado atualmente. Junto a ele será disponibilizado um câmbio automático convencional de seis marchas.
Ka Freestyle
O farol manteve o mesmo formato, mas passou por um rearranjo de seus elementos internos (Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)
Ainda não se sabe se a marca adicionará os importantes itens de segurança oferecidos no Ka europeu, como barras de proteção laterais e airbags adicionais.
Enquanto o Ka europeu obteve três estrelas no teste de impacto, a versão brasileira zerou nos testes do Latin NCAP.
fonte: 4Rodas

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Volkswagen revela data de lançamento da nova geração do Golf

Expectativa é que o próximo hatch seja apresentado no Salão de Paris de 2018

Única imagem oficial do VW Golf mostra linhas similares às do modelo atual (Divulgação/Volkswagen)
A reestilização do Golf ainda nem chegou ao Brasil, mas a Volkswagen já revelou a data de lançamento da oitava geração de seu hatch médio.
A informação ocorreu no primeiro evento relacionado ao novo Golf, em um encontro da empresa com fornecedores.
A fabricante afirmou que o Golf 8 sairá da linha de montagem daqui a 75 semanas: ou seja, junho de 2019. A nova geração será lançada já como modelo 2020 e terá tecnologias de condução semiautônoma.
Junto ao anúncio, a VW divulgou um desenho com algumas linhas da nova geração. Mesmo parcialmente encoberta pelo executivo Ralf Brandstätter, do conselho da VW, é possível notar que a larga coluna C, característica icônica do modelo, será mantida.
Novo VW Jetta
As linhas do novo Jetta antecipam parte do visual que estará presente no próximo Golf (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Uma notícia que pode não ser tão boa para os brasileiros é que, ao menos neste primeiro momento, a Volkswagen confirmou somente a fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, para a produção do modelo.
No ano passado o presidente da filial brasileira afirmou que, se as vendas de hatches médios continuarem em baixa no Brasil, o Golf pode deixar de ser fabricado por aqui.
Há poucas informações técnicas sobre o novo Golf, mas é provável que ele mantenha a plataforma MQB e os motores EA211 1.0 e 1.5 turbo. As versões híbrida e elétrica devem ser lançadas em seguida, para substituir os modelos atuais – estes sim, confirmados para o Brasil.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Hyundai HR completa 10 anos consecutivos de liderança de vendas

Foto: Arquivo Blog/ Divulgação
 
A camioneta Hyundai HR, produzida na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO), conquistou mais um feito histórico: pelo 10º ano consecutivo obteve a liderança de vendas do seu segmento de mercado, com 4.043 unidades comercializadas no acumulado entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado.
De acordo com Anselmo Borgheti, Diretor Executivo Comercial da CAOA, “o ano de 2017 foi extremamente desafiador no que se refere a vendas, principalmente no segmento de veículos utilitários, camionetas e caminhões. Apesar disso, acreditamos no enorme potencial que o mercado brasileiro possui e investimos na expansão da nossa rede de Concessionárias, na ampliação da nossa presença em mercados estratégicos e na constante evolução dos nossos níveis de qualidade de Vendas e Pós-Venda, ambos reconhecidos com o 1º lugar nos rankings divulgados pela consultoria J.D. Power. O resultado dessas ações foi a conquista, pela 10ª vez consecutiva, da primeira colocação em vendas do seu concorrido segmento, um fato histórico para a Hyundai CAOA e também para a camioneta HR no País”.
O executivo enfatizou ainda que “atributos como agilidade, excelente relação custo x benefício, robustez e versatilidade tornaram o Hyundai HR a melhor opção para operação de transporte de cargas, principalmente em pequenas e médias distâncias, além de cidades e em áreas rurais próximas aos centros urbanos. Tais qualidades, amplamente apreciadas por Clientes e Frotistas, do micro ao grande porte, foram fundamentais para que o êxito de vendas do Hyundai HR no Brasil”, conclui.
Hyundai HR: 10 anos de liderança e de sucesso
A camioneta Hyundai HR completou 10 anos de produção nacional em 2017. O modelo é fabricado na planta da CAOA Montadora, localizada no município de Anápolis (GO).
O Hyundai HR tem permissão para trafegar em grandes centros urbanos em que o tráfego de caminhões é restringido pela legislação, além de contar com uma das maiores capacidades de carga da sua categoria: 1.800 kg.
Ele é equipado com motor Euro V de 2.5 litros Diesel (D4CB), com 4 cilindros em linha, 16 válvulas, que gera 130 cv à 3.800 rpm, com torque de 26 kgf.m disponível entre 1.500 e 3.500 rpm. Cabeçote de alumínio, tecnologia com motor turbo-alimentado mais intercooler, sistema de recirculação dos gases de escape e injeção eletrônica CRDI (Common Rail Direct Injection) completam o motor.
O Hyundai HR é ideal para empresas que necessitam de rapidez e agilidade no transporte de suas mercadorias, atendendo de micro até grande porte, situadas em cidades que possuem intensa movimentação de carga urbana, ou que necessitem transitar em locais de acesso restrito, tanto em termos de legislação quanto em espaço. O HR também atende muito bem aos produtores rurais localizados nas redondezas de centros urbanos.
fonte: Blog do Caminhoneiro

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Hyundai Veloster de segunda geração vira um esportivo de verdade

Hatchback ganha opção de motor inédita e versão de alta performance com 279 cv

Hyundai Veloster 2019

A segunda geração do Hyundai Veloster quer encerrar com a fama de esportivo lento. Vale dar uma chance a ele.
Apresentado nesta segunda-feira (15) no Salão de Detroit, o hatch com pegada esportiva traz mudanças visuais e mecânicas. Mas mantém características da primeira geração, como a permanência das três portas.
Hyundai Veloster 2019
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Apesar da pegada esportiva, o primeiro Veloster veio para o Brasil com motor 1.6 16V aspirado com 128 cv, uma configuração cercada de polêmicas, incluindo alegações de propaganda enganosa por parte da Caoa.
A nova geração traz duas opções de motorização. O mais fraco é um aceitável 2.0 de quatro cilindros aspirado com 147 cv e torque de 18,25 mkgf, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades ou automática também de seis velocidades.
A outra é o 1.6 Gamma Turbo de 204 cv e 27 mkgf. Esta opção pode ser acoplada a uma transmissão manual de seis velocidades ou a EcoShift, de dupla embreagem e sete marchas. As duas configurações têm três modos de direção disponíveis: Normal, Sport e Smart. 
Com o novo conjunto mecânico, o Veloster oferece as mesmas opções do Elantra, exceto pela ausência do motor 1.4 Kappa turbo com 130 cv.
Hyundai Veloster 2019
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Apesar de manter características da primeira geração, como a permanência das três portas e os faróis dianteiros invadindo a lateral, o Veloster 2019 ganhou boas mudanças no visual.
Na dianteira, o esportivo traz a grade hexagonal presente também em outros modelos da marca, mas com prolongamento nas laterais que tentam dar aspecto mais agressivo ao Veloster. As saídas de ar no para-choque também mudaram.
Hyundai Veloster 2019
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
No interior há traços assimétricos e uma nova central multimídia de sete ou oito polegadas, dependendo da versão. Além de oferecer um aspecto luxuoso, por dentro ele traz detalhes na cor do modelo.

Hyundai Veloster N

Outra novidade da marca sul-coreana será o Veloster N, uma versão esportiva de alto desempenho do hatchback preparado pela linha “N” – a nova divisão esportiva da Hyundai.
Sob o capô, o inédito motor 2.0 de 279 cv e tração dianteira. Com essa potência, o Veloster tem tudo para se tornar um hot hatch capaz de incomodar os medalhões do segmento, como o Glf GTI e o Focus ST. A transmissão é manual de seis marchas.
Hyundai Veloster 2019
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
O design tem detalhes que dão aspecto ainda mais esportivo. A dianteira conta com o logo “N” na grade, enquanto a traseira ganhou um spoiler. No interior também há detalhes exclusivos da linha “N”.
Sem valores e números de desempenho divulgados pela Hyundai, o novo Veloster começará a ser produzidos na Coréia em março deste ano, com a chegada prevista para o mercado norte-americano no segundo trimestre também de 2018.
Hyundai Veloster 2019
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Já a versão N terá a produção iniciada apenas em setembro. Fora do mercado brasileiro desde 2014, ainda não há informação se o modelo voltará ao país.
Por aqui, na faixa de preço do Veloster teria como concorrentes o Golf GTI (hoje tabelado em R$ 132.250) e o recém-confirmado Civic Si.
Confira a live que fizemos do Salão de Detroit sobre o Veloster:

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

NOVO TOYOTA CAMRY 2018

Discretamente incorporado ao configurador do site da marca, sedã grande tem plataforma de Prius e motor V6 3.5 de 310 cv


Para-choque quase todo tomado por filetes horizontais é a única opção disponível no brasil (Reprodução/Toyota)

Quase um ano após estrear no Salão de Detroit (EUA), a nova geração do Toyota Camry chega ao Brasil de forma discreta.
Partindo de R$ 189.990, o sedã grande será vendido em versão única, disputando espaço com Honda AccordVolkswagen PassatHyundai Azera e Ford Fusion, além das versões mais baratas de Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.
Enquanto nos Estados Unidos o Camry dispõe de duas opções visuais para a dianteira, no Brasil apenas uma delas está disponível.
Além do logo da Toyota sustentado por espécies de asas, o para-choque é quase todo tomado por uma grade de filetes horizontais, que alargam visualmente o sedã. O aspecto de esportividade fica completo com os vincos pronunciados do capô. Os faróis, afilados, têm leds e iluminação de xenônio.
Traseira do sedã de 4,89 metros remete aos Lexus com lanternas que invadem as laterais e a tampa do porta-malas (Divulgação/Toyota)
De lado, o modelo tem rodas de 18 polegadas e um forte vinco na altura das maçanetas que nasce e morre na lateral. No perfil traseiro, um vinco que desce das lanternas remete aos modelos da Lexus, marca de luxo vinculada à Toyota.
Atrás, o destaque é o conjunto de lanternas, totalmente iluminadas por leds, que invadem as laterais e a tampa do porta-malas. Por dentro, o acabamento pode ser preto ou bege.
Interior do Camry pode ser preto ou bege, sem alteração nos preços, segundo configurador do site (Reprodução/Toyota)
A lista de equipamentos do novo Camry inclui ar-condicionado digital de três zonas, chave presencial, sete airbags, bancos de couro, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, computador de bordo com tela TFT de 8 polegadas, central multimídia com tela de oito polegadas e câmera de ré.
Quem vai atrás, além do comando exclusivo de temperatura do ar-condicionado, é servido com um painel digital no apoio de braços também com funções de reclinamento do banco, áudio e abertura/fechamento de uma cortina elétrica nos vidros traseiros.
No banco de trás, um painel digital permite que os ocupantes tenham seus próprios ajustes de temperatura, áudio e inclinação do banco (Reprodução/Toyota)
A única variante de preços do modelo fica para a cor da carroceria. São sete cores diferentes: preto, marrom, vermelho, azul, branco e dois tons de prata. Apenas o branco tem acréscimo de R$ 340, elevando o preço para R$ 190.330.
O motor é um V6 3.5 Dual VVT-I (comando de válvulas variável) de 310 cv e 37,7 mkgf. O câmbio é sempre automático de oito marchas.
Versão única tem leds diurnos e faróis de neblina. Na imagem, a configuração norte-americana do modelo (Divulgação/Toyota)
Vale destacar que a plataforma do novo Camry é a TNGA, ou seja, a mesma que dá origem aos atuais C-HR e Prius, além da futura geração do Corolla. São 4,89 metros de comprimento, 1,84 de largura, 2,83 de entre-eixos e 593 litros de capacidade do porta-malas.

GRANDES RIVAIS

Visual da versão Hybrid é igual ao da Titanium
Fusion é o rival mais barato do Camry e tem até versão híbrida (Pedro Bicudo/Quatro Rodas)
O Fusion é o mais barato da turma em todas suas versões. A de entrada, equipada com motor 2.5 flex de 175 cv, parte de R$ 119.990, enquanto a topo de linha, Titanium, com motor 2.0 turbo Ecoboost de 248 cv e tração integral, começa em R$ 155.900. O sedã da Ford oferece ainda a versão híbrida por R$ 160.900.
Frente guarda semelhanças com outros Honda atuais
Principal rival do Camry, Honda Accord é R$ 27.490 mais barato (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Depois do norte-americano, é a vez do rival histórico do Camry: o Accord. Também com um V6 3.5, porém de 280 cv, o sedã da Honda é vendido em versão única por R$ 162.500.
O Passat vem logo em seguida, por R$ 178.130, também em versão única com motor 2.0 turbo de 220 cv. Por último, quem mais encosta no Camry é o Hyundai Azera, por R$ 179.990, e motor V6 3.0 de 250 cv.
Outros alvos do novo Camry são as versões mais baratas dos alemães Audi A4, Mercedes-Benz Classe C e BMW Série 3, todos na faixa de R$ 150.000 a R$ 200.000.
FONTE:4RODAS