quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Fiat Cronos: confira todas as versões e equipamentos

Com um belo design, amplo porta-malas e as mesmas qualidades do Argo, ele chega às lojas ainda em fevereiro

Fiat Cronos
Dianteira tem mudanças no capô, grade e para-choques (divulgação/Fiat)

Lançado em junho do ano passado, o Argo já é um relativo sucesso: nos últimos dois meses, foi o 8º modelo mais emplacado no Brasil.
Qualidades como o desenho atraente e o acabamento herdado da Jeep são mantidas no Cronos, sua versão sedã, oficialmente apresentada hoje pela Fiat.

Fiat Cronos
Entre-eixos é o mesmo do Argo (divulgação/Fiat)

Muito além do porta-malas, as mudanças começam pela dianteira. O capô possui um par de vincos extras e termina um pouco mais avançado em relação à grade, que também é exclusiva, com a parte negra em forma de ondas senoidais.
O para-choque também ficou um pouco diferente, com grade mais afilada e faróis de neblina reposicionados.
Fiat Cronos
Preços ainda não foram revelados, mas devem ficar R$ 4 mil acima do Argo (divulgação/Fiat)
Fiat Cronos
Porta-malas é bem espaçoso: 525 litros (divulgação/Fiat)
O entre-eixos de 2,52 metros do Argo foi mantido, mas o comprimento passou para 4,36 metros, garantindo um amplo porta-malas de 525 metros. As portas traseiras foram alongadas, e o banco traseiro teve de ser redesenhado para se adequar à nova carroceria.
O resultado final do design da traseira ficou equilibrado e elegante, com lanternas de led bipartidas que dão um ar mais requintado. Já o espaço interno para os passageiros permanece o mesmo, o que não é mal.
Fiat Cronos
Versão Drive é a mais simples, com motor 1.3 Firefly (divulgação/Fiat)
Fiat Cronos
Portas traseiras foram alongadas em relação ao Argo (divulgação/Fiat)
O Cronos começa a chegar nas lojas no final de fevereiro. Apesar da divulgação das versões e equipamentos, os preços ainda não foram informados.

Cabine tem bom acabamento e mantém elementos da Jeep (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Banco traseiro foi redesenhado para se adequar ao três volumes
Espaço no banco traseiro não mudou, mas banco teve de ser redesenhado (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Fontes ligadas à marca estimam que o sedã representará um acréscimo de R$ 4.000 sobre o valor das versões equivalentes do Argo.
Caso isso se confirme, os preços do Cronos (sem opcionais) partirão de R$ 59.000 até chegar nos R$ 72.000, enquanto o VW Virtus ficará entre R$ 59.990 e R$ 79.990
VersãoPreço
Cronos Drive 1.3 MTR$ 59.000
Cronos Drive 1.3 GSRR$ 64.000
Cronos Precision 1.8 MTR$ 66.000
Cronos Precision 1.8 AT6R$ 72.000
As configurações Drive são equipadas com o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, 109 cv e 14,2 mkgf (com etanol), enquanto as Precision trazem o 1.8 E.torQ com até 139 cv e 19,3 mkgf.
Comparativo Fiat Cronos x Volkswagen Virtus
Motor 1.8 aspirado do Cronos tem concepção antiga, mas rende bons 139/135 cv (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Além do câmbio manual de 5 velocidades, a motorização 1.3 pode ser equipada com o câmbio automatizado GSR (uma evolução do Dualogic), enquanto a 1.8 tem como opção um câmbio automático convencional de 6 marchas.
O test-drive do Cronos organizado pela Fiat em janeiro, em Córdoba, na Argentina, permitiu uma tomada de impressões mais completas apenas da versão topo de linha, Precision 1.8 automática – em breve teremos os testes feitos em nosso campo de provas, em Limeira (SP).
Assim como o Argo, o Cronos tem um acerto macio de suspensão. Mas a engenharia da marca italiana se apressa em destacar que molas e amortecedores são próprios, com calibragem para se adequar à massa e dinâmica do sedã.
Painel da versão Precision tem tela central colorida
Há duas opções de tela TFT no painel, com 3,5 e 7 polegadas. Na foto, o painel da versão Precision (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Ao volante, o Cronos repete o bom equilíbrio entre conforto e estabilidade do Argo. No limite de contorno das curvas de raio longo, a tendência é sair de frente, mas a carroceria inclina em nível aceitável, que não bota medo.
Nas frenagens mais fortes, repetição do bom equilíbrio: a dianteira até mergulha, mas a traseira não flutua, se mantendo sob controle. Os pneus de perfil baixo (205/45 R17, opcionais), no entanto, fazem com que parte das imperfeições do asfalto cheguem à cabine em nível pouco acima do ideal.
A Fiat afirma que, com etanol, o Cronos 1.8 AT6 faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, com máxima de 196 km/h. O consumo (desta vez com gasolina) seria de 10,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.
Confira abaixo as quatro versões iniciais e seus equipamentos de série:

Cronos Drive 1.3 MT

Itens de série:
– central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas
– volante com comandos de áudio e telefonia
– segunda porta USB para os passageiros traseiros
– ar-condicionado manual
– direção elétrica
– vidros elétricos (na dianteira)
– painel de instrumentos com display TFT de 3,5 pol.
– sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus
– banco do motorista com ajuste de altura
– cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros

Cronos Drive 1.3 GSR

Itens de série: tudo do Drive 1.3 MT mais…
– câmbio automatizado GSR de cinco marchas com modo Sport e paddle shifts
– sistema Start-Stop
– controle de velocidade de cruzeiro
– apoio de braço para o motorista
– vidros traseiros elétricos
– retrovisores elétricos com tilt-down e repetidores de seta
– controles eletrônicos de estabilidade e tração
– hill-holder

Cronos Precision 1.8 MT

Itens de série: tudo do Drive 1.3 GSR (menos o cruise control) mais…
– faróis com luz de posição de leds
– rodas de liga leve de 16 polegadas
– faróis de neblina

Cronos Precision 1.8 AT6

Itens de série: tudo do Precision 1.8 MT mais…
– câmbio automático de seis velocidades
– volante com paddle shifts
– cruise control
– volante revestido de couro
maçanetas e frisos das portas cromados
Faixa central do painel, na cor vinho. No Argo, o aplique é o mesmo, mas em tom prateado
Interior da versão Precision 1.8 AT6 com todos os opcionais: preço deve ficar acima de R$ 80 mil (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Além disso, há uma série de pacotes de opcionais para todas as versões. No caso das versões Precision, isso pode incluir:
– airbags laterais
– câmera de ré
– display TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos
– ar-condicionado digital
– espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento
– espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps
– sensores de chuva e de luminosidade
– bancos de couro
– rodas de liga leve de 17 polegadas.
Fiat Cronos
Lanternas traseiras lembram as do Audi A3 (divulgação/Fiat)
Com todos os opcionais possíveis, além de pintura metalizada ou perolizada, o preço do Cronos Precision 1.8 AT6 deverá pular de R$ 72.000 para R$ 82.000.
FONTE:4RODAS / JAILSON SILVA

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Chevrolet Spin reestilizada é flagrada rodando por Sorocaba (SP)

Notícias - JAÍLSON SILVA

A tão aguardada minivan apareceu nas ruas, mas não tem pressa para chegar às lojas, o que deve ocorrer somente em meados do ano que vem

A nova grade segue a nova identidade da marca - já adotada no Onix e Prisma
A nova grade segue a nova identidade da marca – já adotada no Onix e Prisma (Du Oliveira/Quatro Rodas)
Desde o lançamento da dupla reestilizada Onix e Prisma, em agosto de 2016, se espera pela atualização da Spin, a minivan da linha. Fontes ligadas à fábrica davam conta de que a novidade chegaria no início deste ano.
Mas a estreia ainda demora um pouco mais, porque até agora ninguém tinha visto o carro rodando em testes, o que só aconteceu em meados de janeiro, com o flagrante acima feito pelo leitor Bruno Oliveira.
Diante disso, checamos com nossas fontes, que indicaram que o lançamento deve ficar para meados deste ano. A Spin fotografada, com placas de Sorocaba (SP), nos faz crer que essa unidade está aos cuidados de algum fornecedor da fábrica, uma vez que a GM não possui instalação própria nessa cidade.
A Spin foi flagrada no interior de São Paulo
A Spin foi flagrada no interior de São Paulo (Bruno Oliveira/Quatro Rodas)
Pela quantidade de camuflagem, dá para ver que as mudanças serão mais profundas do que apenas a adaptação à nova identidade visual da marca.
Normalmente, as fábricas seguem um planejamento criterioso de lançamentos, baseado em suas estratégias de mercado.
Portanto, a demora não deve ser por conta de atrasos. Mesmo sem mudanças, a Spin segue nadando de braçada no mercado.
fonte:4Rodas

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Novo Ford Ka estreia mais uma versão aventureira

Primeira reestilização da geração atual do compacto foi revelada com o pacote "off-road" Freestyle

Para-choques reformulados e nova grade do radiador marcam a primeira atualização desta geração do Ka (Divulgação/Ford)
O novo Ford Ka foi apresentado quase simultaneamente nesta quarta-feira (31) no Brasil e na Índia. A primeira atualização da geração atual do compacto foi apresentada na nova versão aventureira Freestyle.
O modelo terá suspensão elevada, assim como o Ka Trail, mas não foi divulgado em quantos milímetros ela destoa do conjunto usado em outras versões. O que já foi confirmado é a estreia do sistema multimídia Sync3 de 6,5 polegadas ao modelo, como QUATRO RODAS antecipou em um flagra exclusivo.
Central multimídia Sync3 com tela “flutuante” é similar à usada no novo EcoSport (Divulgação/Ford)
O novo Ka também estreará um novo trem de força, herdado do EcoSport. O 1.5 três-cilindros da família Dragon substituirá o motor de mesma cilindrada usado atualmente. Junto a ele será disponibilizado um câmbio automático convencional de seis marchas.
Ka Freestyle
O farol manteve o mesmo formato, mas passou por um rearranjo de seus elementos internos (Paulo Campo Grande/Quatro Rodas)
Ainda não se sabe se a marca adicionará os importantes itens de segurança oferecidos no Ka europeu, como barras de proteção laterais e airbags adicionais.
Enquanto o Ka europeu obteve três estrelas no teste de impacto, a versão brasileira zerou nos testes do Latin NCAP.
fonte: 4Rodas

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Volkswagen revela data de lançamento da nova geração do Golf

Expectativa é que o próximo hatch seja apresentado no Salão de Paris de 2018

Única imagem oficial do VW Golf mostra linhas similares às do modelo atual (Divulgação/Volkswagen)
A reestilização do Golf ainda nem chegou ao Brasil, mas a Volkswagen já revelou a data de lançamento da oitava geração de seu hatch médio.
A informação ocorreu no primeiro evento relacionado ao novo Golf, em um encontro da empresa com fornecedores.
A fabricante afirmou que o Golf 8 sairá da linha de montagem daqui a 75 semanas: ou seja, junho de 2019. A nova geração será lançada já como modelo 2020 e terá tecnologias de condução semiautônoma.
Junto ao anúncio, a VW divulgou um desenho com algumas linhas da nova geração. Mesmo parcialmente encoberta pelo executivo Ralf Brandstätter, do conselho da VW, é possível notar que a larga coluna C, característica icônica do modelo, será mantida.
Novo VW Jetta
As linhas do novo Jetta antecipam parte do visual que estará presente no próximo Golf (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Uma notícia que pode não ser tão boa para os brasileiros é que, ao menos neste primeiro momento, a Volkswagen confirmou somente a fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, para a produção do modelo.
No ano passado o presidente da filial brasileira afirmou que, se as vendas de hatches médios continuarem em baixa no Brasil, o Golf pode deixar de ser fabricado por aqui.
Há poucas informações técnicas sobre o novo Golf, mas é provável que ele mantenha a plataforma MQB e os motores EA211 1.0 e 1.5 turbo. As versões híbrida e elétrica devem ser lançadas em seguida, para substituir os modelos atuais – estes sim, confirmados para o Brasil.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Hyundai HR completa 10 anos consecutivos de liderança de vendas

Foto: Arquivo Blog/ Divulgação
 
A camioneta Hyundai HR, produzida na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO), conquistou mais um feito histórico: pelo 10º ano consecutivo obteve a liderança de vendas do seu segmento de mercado, com 4.043 unidades comercializadas no acumulado entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado.
De acordo com Anselmo Borgheti, Diretor Executivo Comercial da CAOA, “o ano de 2017 foi extremamente desafiador no que se refere a vendas, principalmente no segmento de veículos utilitários, camionetas e caminhões. Apesar disso, acreditamos no enorme potencial que o mercado brasileiro possui e investimos na expansão da nossa rede de Concessionárias, na ampliação da nossa presença em mercados estratégicos e na constante evolução dos nossos níveis de qualidade de Vendas e Pós-Venda, ambos reconhecidos com o 1º lugar nos rankings divulgados pela consultoria J.D. Power. O resultado dessas ações foi a conquista, pela 10ª vez consecutiva, da primeira colocação em vendas do seu concorrido segmento, um fato histórico para a Hyundai CAOA e também para a camioneta HR no País”.
O executivo enfatizou ainda que “atributos como agilidade, excelente relação custo x benefício, robustez e versatilidade tornaram o Hyundai HR a melhor opção para operação de transporte de cargas, principalmente em pequenas e médias distâncias, além de cidades e em áreas rurais próximas aos centros urbanos. Tais qualidades, amplamente apreciadas por Clientes e Frotistas, do micro ao grande porte, foram fundamentais para que o êxito de vendas do Hyundai HR no Brasil”, conclui.
Hyundai HR: 10 anos de liderança e de sucesso
A camioneta Hyundai HR completou 10 anos de produção nacional em 2017. O modelo é fabricado na planta da CAOA Montadora, localizada no município de Anápolis (GO).
O Hyundai HR tem permissão para trafegar em grandes centros urbanos em que o tráfego de caminhões é restringido pela legislação, além de contar com uma das maiores capacidades de carga da sua categoria: 1.800 kg.
Ele é equipado com motor Euro V de 2.5 litros Diesel (D4CB), com 4 cilindros em linha, 16 válvulas, que gera 130 cv à 3.800 rpm, com torque de 26 kgf.m disponível entre 1.500 e 3.500 rpm. Cabeçote de alumínio, tecnologia com motor turbo-alimentado mais intercooler, sistema de recirculação dos gases de escape e injeção eletrônica CRDI (Common Rail Direct Injection) completam o motor.
O Hyundai HR é ideal para empresas que necessitam de rapidez e agilidade no transporte de suas mercadorias, atendendo de micro até grande porte, situadas em cidades que possuem intensa movimentação de carga urbana, ou que necessitem transitar em locais de acesso restrito, tanto em termos de legislação quanto em espaço. O HR também atende muito bem aos produtores rurais localizados nas redondezas de centros urbanos.
fonte: Blog do Caminhoneiro

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Hyundai Veloster de segunda geração vira um esportivo de verdade

Hatchback ganha opção de motor inédita e versão de alta performance com 279 cv

Hyundai Veloster 2019

A segunda geração do Hyundai Veloster quer encerrar com a fama de esportivo lento. Vale dar uma chance a ele.
Apresentado nesta segunda-feira (15) no Salão de Detroit, o hatch com pegada esportiva traz mudanças visuais e mecânicas. Mas mantém características da primeira geração, como a permanência das três portas.
Hyundai Veloster 2019
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Apesar da pegada esportiva, o primeiro Veloster veio para o Brasil com motor 1.6 16V aspirado com 128 cv, uma configuração cercada de polêmicas, incluindo alegações de propaganda enganosa por parte da Caoa.
A nova geração traz duas opções de motorização. O mais fraco é um aceitável 2.0 de quatro cilindros aspirado com 147 cv e torque de 18,25 mkgf, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades ou automática também de seis velocidades.
A outra é o 1.6 Gamma Turbo de 204 cv e 27 mkgf. Esta opção pode ser acoplada a uma transmissão manual de seis velocidades ou a EcoShift, de dupla embreagem e sete marchas. As duas configurações têm três modos de direção disponíveis: Normal, Sport e Smart. 
Com o novo conjunto mecânico, o Veloster oferece as mesmas opções do Elantra, exceto pela ausência do motor 1.4 Kappa turbo com 130 cv.
Hyundai Veloster 2019
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Apesar de manter características da primeira geração, como a permanência das três portas e os faróis dianteiros invadindo a lateral, o Veloster 2019 ganhou boas mudanças no visual.
Na dianteira, o esportivo traz a grade hexagonal presente também em outros modelos da marca, mas com prolongamento nas laterais que tentam dar aspecto mais agressivo ao Veloster. As saídas de ar no para-choque também mudaram.
Hyundai Veloster 2019
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
No interior há traços assimétricos e uma nova central multimídia de sete ou oito polegadas, dependendo da versão. Além de oferecer um aspecto luxuoso, por dentro ele traz detalhes na cor do modelo.

Hyundai Veloster N

Outra novidade da marca sul-coreana será o Veloster N, uma versão esportiva de alto desempenho do hatchback preparado pela linha “N” – a nova divisão esportiva da Hyundai.
Sob o capô, o inédito motor 2.0 de 279 cv e tração dianteira. Com essa potência, o Veloster tem tudo para se tornar um hot hatch capaz de incomodar os medalhões do segmento, como o Glf GTI e o Focus ST. A transmissão é manual de seis marchas.
Hyundai Veloster 2019
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
O design tem detalhes que dão aspecto ainda mais esportivo. A dianteira conta com o logo “N” na grade, enquanto a traseira ganhou um spoiler. No interior também há detalhes exclusivos da linha “N”.
Sem valores e números de desempenho divulgados pela Hyundai, o novo Veloster começará a ser produzidos na Coréia em março deste ano, com a chegada prevista para o mercado norte-americano no segundo trimestre também de 2018.
Hyundai Veloster 2019
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Já a versão N terá a produção iniciada apenas em setembro. Fora do mercado brasileiro desde 2014, ainda não há informação se o modelo voltará ao país.
Por aqui, na faixa de preço do Veloster teria como concorrentes o Golf GTI (hoje tabelado em R$ 132.250) e o recém-confirmado Civic Si.
Confira a live que fizemos do Salão de Detroit sobre o Veloster: