domingo, 17 de março de 2019

Jeep fechou quinzena de março na frente da Honda

Jeep fechou quinzena de março na frente da Honda
Com apenas dois modelos que realmente vendem em grande volume, a Jeep está ganhando terreno no mercado brasileiro. Já tendo deixado a Nissan para trás, mesmo com a japonesa tendo produtos mais baratos e até uma picape média, a marca americana agora passa a Honda nas vendas parciais de março, de acordo com o site Auto Informe.

Foram 4.328 unidades vendidas nos 15 primeiros dias do mês, a Jeep alcançou participação de 5,5% no mercado nacional. Em contrapartida, a Honda vendeu exatos 4.200 veículos, o que lhe rendeu 5,4% de market share. O Renegade, após atualização, está impulsionando as vendas da Jeep, tendo ficado em quinto nessa quinzena que passou.
O Compass, por sua vez, também não ficou muito atrás e fechou em oitavo, superando o Kicks, da Nissan. Ele não ganhou atualização ainda e, assim como o Renegade mantém o fraco E.torQ, ele preserva o indesejado Tigershark. Espera-se que ganhe mais força em vendas com o Firefly 1.3 Turbo, que irá igualmente para o irmão menor.
Jeep fechou quinzena de março na frente da Honda

Se continuar nesse ritmo, a Jeep deve saltar ainda mais com a chegada de uma variante de sete lugares do Compass, que deve bater de frente com Tiguan e Equinox.
Na Honda, o HR-V, que já foi líder do segmento de SUVs e que teoricamente deveria estar vendendo bem, ficou apenas em 14º lugar na quinzena. O modelo continua sendo um forte player no mercado de utilitários esportivos, mas falta ousadia para reverter a situação.
O crossover da Honda foi atualizado na mesma época que o Renegade, mas, mesmo assim, não está atraindo a atenção dos consumidores, que estão preferindo mais o pequeno da Jeep. É esperada, para os próximos meses, a chegada do motor 1.5 Turbo de 174 cavalos na versão Touring, como forma de reavivar o modelo diante da dura concorrência.
Jeep fechou quinzena de março na frente da Honda
Além disso, a Honda – que está de mudança de produção para Itirapina – não consegue elevar mais o desempenho de seus outros modelos. O Fit se mantém aguardando uma nova geração, que se espera ter finalmente o motor 1.0 Turbo de 127 cavalos, já usado em outros carros no Japão.
O mesmo serve para o City, criticado por não ter controles de tração e nem estabilidade na atualização, mantendo o estilo comportado de sempre. Ou seja, não consegue atrair mais luz para si. O WR-V surgiu promissor, mas também não consegue avançar mais por causa de seu preço e ausência de itens (vide City).
O Civic é o único que está devidamente antenado com outros mercados, porém, sua ousadia (que falta nos demais) não combina tanto com o segmento por aqui, onde o Corolla domina sem ameaça. Além disso, o Cruze anda se aproximando neste começo de 2019 e já aponta no “LaneWatch” do japonês…
[Fonte: Auto Informe]

sábado, 9 de março de 2019

JEEP COMPASS E FIAT TORO 1.3 TURBO 2020 VEM PRA FAZER A DIFERENÇA

Jeep Compass e Fiat Toro reestilizados chegam em 2020 com motor 1.3 turbo

Jeep Compass e Fiat Toro reestilizados chegam em 2020 com motor 1.3 turbo

Versão turbo do motor 1.3 Firefly será usada também no Renegade

Conforme já comentamos em outras ocasiões, este ano não haverá nenhum grande lançamento da FCA no Brasil. Em 2020, no entanto, a lista de atrações será recheada - e vai incluir, além de novos modelos e reestilizações, a aguardada estreia dos motores turbo da empresa.
Pelo que apuramos com fontes ligadas à FCA, estão em desenvolvimento duas versões turbo dos Firefly nacionais, tanto na versão de 3 cilindros e 1.0 litro quanto na de 4 cilindros e 1.3 litro. Além do turbo e da injeção direta, os motores vão receber cabeçote de quatro válvulas por cilindro (são apenas duas nos aspirados). Ambos irão substituir os atuais 1.8 E-Torq e 2.0 Tigershark - e talvez até o 2.4 Tigershark da Toro, pois ele o 2.0 são importados e caros. Já o 2.0 Multijet turbodiesel seguirá sem alterações.  

Fiat Argo 2019Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2019

Argo e Cronos vão trocar o atual 1.8 E-TorQ pelo 1.0 turbo Firefly em 2020, visando torque e economia
Já lançados na Europa, os Firefly turbo rendem 120 cv e 19,4 kgfm de torque na versão 1.0 e 150 cv e 27,6 kgfm na 1.3, respectivamente. Por aqui, esses números podem variar um pouco por conta do etanol, uma vez que no Brasil eles terão injeção flex. A ideia da FCA é usar o 1.0 nos modelos menores, como Fiat Argo e Cronos, e o 1.3 na Toro e nos Jeep Renegade e Compass. Pelo que ouvimos, o 1.0 deve ser aproveitado também numa versão de entrada do Renegade - lembrando que carros com motores até 1 litro pagam menos IPI. 
Compass e Toro vão aproveitar a chegada do motor 1.3 turbo para também receberem sua primeira reestilização. Será uma mudança leve, apenas para atualizar os dois (bem) conseguidos desenhos, assim como ocorreu com o Renegade no ano passado. Espere também por algumas mudanças na cabine e novidades na parte de conectividade, mais especificamente uma nova central multimídia. 

Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel 4x4 2019Primeiras Impressões: Jeep Renegade 2019

Toro terá leve reestilização e motor 1.3 turbo; Renegade deve ganhar, além do 1.3 turbo, também o 1.0 turbo

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Jeep de Goiana será o 1° SUV Center da Fiat

Fábrica da Jeep em Goiana
Fábrica da Jeep em Goiana foto divulgação

Com o novo projeto, fábrica pernambucana ganha mais relevância no grupo Fiat Chrysler Automobiles e vai participar do desenvolvimento dos utilitários esportivos.

BETIM (MG) - Considerada a planta mais moderna da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), a Fábrica da Jeep de Goiana vai se tornar ainda mais relevante para o grupo italiano. É que o empreendimento vai se transformar no primeiro SUV Centerda montadora. Isto é, vai se consolidar como um centro especializado em SUVs.

 E, com isso, vai participar ativamente do desenvolvimento dos novos utilitários esportivos do grupo. O próximo veículo da fábrica, por sinal, já está em desenvolvimento e será lançado em 2021. Mas, antes disso, o empreendimento vai atrair mais uma fábrica de fornecedores para Pernambuco.

“O SUV Center será em Goiana. É onde todas as competências de um SUV serão multiplicadas”, anunciou o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, que apresentou os planos da marca para o Brasil nesta quinta-feira (14), durante visita à Fábrica da Fiat de Betim, em Minas Gerais. “Nossa região está bem. O plano de investir R$ 14 bilhões na América Latina até 2023 continua. E a maior parte disso vai para o Brasil. O Polo Goiana e o Polo Betim (MG) vão dividir esse investimento”, explicou Filosa, que pretende dar início aos investimentos do SUV Center ainda em 2019. “Acho que na segunda metade do ano começamos a fazer os ambientes, trazer pessoas, fornecedores e organizar as coisas”, contou.


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Modelo 2019

Com o SUV Center, a fábrica pernambucana vai reunir todos os conceitos e habilidades dos SUVs da FCA, desde a pesquisa, o desenvolvimento, o design e análise de mercado dos utilitários. Por isso, vai participar ativamente da criação dos novos modelos do grupo. Segundo a FCA, um SUV Center costuma convidar até seus fornecedores para o processo de desenvolvimento de novos carros. Por isso, é provável que a novidade atraia ainda mais fábricas de fornecedores de materiais automotivos para o entorno de Goiana - o que deve gerar novos investimentos e empregos em Pernambuco. Comenta-se até que a FCA já conversa sobre o Polo Automotivo de Goiana com mais de 30 fornecedores mundiais. E Filosa confirmou, nesta quinta-feira (14), que o primeiro desses fornecedores já decidiu se instalar em Pernambuco.

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Modelo 2019

“Queremos trazer vários novos fornecedores para Goiana e já fechamos um acordo comercial”, revelou o presidente da FCA na América Latina. Essa nova fábrica será o 18ª fornecedor da Jeep em Pernambuco e deve começar a operar já em 2020. É que a FCA fechou negócio com essa empresa em novembro do ano passado e quer que a fábrica lhe entregue os primeiros produtos 18 meses depois da assinatura do contrato, isto é, em maio de 2020. 

Por isso, a companhia já está definindo o terreno em que vai se instalar para começar as obras em Pernambuco. E esse terreno pode não estar em Goiana, mas em outra cidade da região, segundo Filosa. Ele não revelou, contudo, o nome da companhia. Só adiantou que se trata de uma corporação global de materiais. “Será um investimento importante”, garantiu, admitindo, que o número de vagas de trabalho que serão geradas por esse empreendimento vai depender do nível de automação da planta. “O emprego pode até ser reduzido, mas isso vai desencadear outros investimentos na região”, pontuou.

Montadora vai lançar modelo em 2021

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foto: Ilustrativa divulgação site da Gazeta do Povo

BETIM (MG) - A expectativa da FCA é que novos investimentos realmente sejam atraídos para a região. Afinal, a montadora tem a intenção de construir o segundo parque de fornecedores da Jeep, ampliar a capacidade de produção pernambucana e investir pesado no lançamento de SUVs no Brasil, visto que este é o modelo de carro que mais vende no Brasil. 

A montadora já confirmou até o lançamento de um SUV da Fiat em 2021. Um SUV inspirado nas linhas do carro conceito Fastback, que foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo 2018. E há possibilidades de este modelo ser produzido em Goiana. Afinal, o Fastback foi construído na mesma plataforma do Jeep Compass e Fiat Toro. Antonio Filosa, porém, não confirmou a informação. O executivo só soltou que a fábrica pernambucana, que hoje produz o Jeep Compass, o Jeep Renegade e a Fiat Toro, vai passar a entregar um novo modelo no mesmo ano do lançamento desse utilitário.

“O quarto modelo de Goiana vem em 2021. Vi o design dele ontem”, disse Filosa, contando que o veículo está sendo desenvolvido entre o Brasil e os Estados Unidos e já deve começar a ser produzido no próximo ano. “É provável que a aprovação seja na segunda metade deste ano. Logo depois, começamos a operar máquina, equipamento, recrutamento, formação”, calculou, acrescentando que antes disso outras novidades serão apresentadas na fábrica pernambucana. “Neste ano, já teremos atualizações de alguns modelos. Entre maio e julho, devemos renovar os modelos de Goiana (no caso, a Fiat Toro e o Jeep Compass, já que o Jeep Renegade já foi reestilizado no fim do ano passado)”, explicou.

E para ter condições de tocar todos esses planos, a Jeep promete ampliar as parcerias educacionais em Pernambuco. Segundo Filosa, a montadora deve conversar com universidades locais para desenvolver formações voltadas ao setor automotivo a partir deste ano. “Queremos formar profissionais de produção, engenharia e design”, disse Filosa, que também promete apoiar cada vez mais a cultura pernambucana, tanto que vai passar a patrocinar o Galo da Madrugada neste ano.

Já o Polo da Fiat de Betim deve apresentar um novo modelo em 2020, mas o executivo não revelou detalhes do carro. O que Filosa adiantou para Minas Gerais é que o estado pode receber uma fábrica de motores complementares à que já existe em Betim. O empreendimento está sendo estudado pela FCA e pode ir para Minas ou para a Ásia. Segundo a FCA, não se cogitou construir a fábrica em Pernambuco porque já existe uma fábrica de motores em Betim.


matéria: Folha Pe 
Edição: Jailson Silva