A Volkswagen do Brasil apresentará no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre 8 e 18 de novembro de 2018, as novas versões esportivas GTS do Polo e do Virtus. A informação é do jornalista Roberto Nasser, em sua coluna "De Carro Por Aí desta semana".
As novas versões contarão com decoração esportiva, suspensão rebaixada em 1 cm, e motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 Kfm, associado com transmissão automática de seis marchas (não há confirmação ainda se será usada a caixa AISIN ou a DSG-6).
Os dois modelos esportivos virão com rodas em liga leve de 18”, e o interior inspirado no do Polo GTI europeu.
Assim como as versões 200 TSI, o Poo/Virtus GTS contarão com freios a disco nas 4 rodas.
A GM - Chevrolet do Brasil já divulgou algumas fotos da nova geração da Spin. Nas fotos deste artigo, o modelo é equipado na versão Activ.
E as novidades não param: agora o modelo terá possibilidade de escolha entre cinco ou sete lugares. A nove geração tem previsão para chegada ao mercado brasileiro em julho.
Conta com a motorização 1.8 SPE/4, capaz de gerar até 106 cv de potência e torque de 16,8 kgfm se abastecido com gasolina. No etanol, a potência é de 111 cv e torque de 17,7 kgfm. A transmissão automática de seis marchas foi recalibrada.
O consumo urbano é de 10,3 km/l na gasolina e 7,0 km/l no etanol. Já em ciclo rodoviário, o modelo faz 12,0 km/l na gasolina e 8,3 km/l no etanol.
A Toyota do Brasil lança oficialmente o Yaris, novo modelo compacto, que começa a ser vendido este mês com duas opções de carroceria, hatch e sedã, duas de motores, 1.3 e 1.5, e duas de transmissão, manual e automático.
Os preços começam em R$ 59.9590 reais para o hatch XL 1.3 manual, e chegam a R$ 79.990 reais no caso do sedã XLS 1.5 automática. O Toyota Yaris brasileiro é derivado do modelo tailandês, mas teve sua suspensão elevada em 1,3 cm em relação ao asiático.
Em termos de itens de série, todos os Yaris contam com ar-condicionado, sistema de som, vidros elétricos, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis, volante multifuncional, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade, auxiliar de partida em rampas, cintos de três pontos em todas as posições, faróis de neblina e alarme.
Já os modelos topo de gama contam com central multimídia, bancos de couro, comandos para trocas de marchas no modo manual no volante, luzes de posição led, sete airbags e teto solar.
Em termos dimensionais, o Yaris Sedan é similar ao Etios Seda, com espaço interno similar - o porta-malas tem 473 litros. Já o hatch tem a mesma distância entre-eixos do sedã e porta-malas de 310 litros.
Em relação ao Etios, o Yaris tem como diferencial a estética aprimorada, melhor qualidade construtiva, maior rigidez torcional e melhor acabamento interno.
Na parte mecânica há mais semelhanças com o Etios. Os motores são os mesmos, com ganho de 3 cavalos. O motor 1.3 passou de 98 para 101 cv, enquanto o 1.5 passou de 107 para 110 cv, no caso do abastecimento com etanol. A transmissão manual tem seis marchas, e o câmbio CVT é o mesmo do Corolla, com, 7 marchas.
Motores
1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina em comparação com o Etios.
1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.
As vendas do Yaris começam dia 21 na rede de concessionárias. A Toyota planeja vender cerca de 6.000 unidades/mês do Yaris, sendo 55%, na versão hatch, e 45% na versão sedã. E 95% com câmbio automático.
Toyota Yaris 2019 - Tabela de Preços
Modelo
Versão
Preço público sugerido
Toyota Yaris
Hatchback 2019
XL 1.3L 16V manual
R$59.590
XL 1.3L 16V CVT
R$65.590
XL Plus Tech 1.3L 16V CVT
R$69.590
XS 1.5L 16V CVT
R$74.590
XLS 1.5L 16V CVT
R$77.590
Toyota Yaris
Sedã 2019
XL 1.5L 16V manual
R$63.990
XL 1.5L 16V CVT
R$68.690
XL Plus Tech 1.5L 16V CVT
R$73.990
XS 1.5L 16V CVT
R$76.990
XLS 1.5L 16V CVT
R$79.990
Toyota Yaris 2019 - Consumo
Etanol
Gasolina
Média
Urbano
Rodoviário
Urbano
Rodoviário
Yaris Sedan 1.5 CVT
8,9
10,6
13,0
14,4
13,6
VW Polo 1.0 MPI MT
8,8
10,0
12,9
14,3
13,5
Yaris Hatch 1.3 CVT
8,9
9,9
13,0
14,1
13,5
Yaris Sedan 1.5 MT
8,2
10,0
12,0
14,6
13,2
Yaris Hatch 1.5 CVT
8,7
9,9
12,6
13,8
13,1
Yaris Hatch 1.3 MT
8,3
9,9
12,1
14,2
13,0
VW Polo 1.6 MSI MT
8,2
9,5
12,0
13,9
12,9
VW Virtus 1.6 MSI MT
8,2
9,5
11,9
13,8
12,8
Yaris Hatch 1.5 MT
8,1
9,8
11,7
14,0
12,7
VW Virtus 200 TSI AT
7,8
10,2
11,2
14,6
12,7
VW Polo 200 TSI AT
8,0
9,8
11,6
14,1
12,7
Equipamentos - Itens de série (hatch e sedã)
Toyota Yaris XL manual/CVT: – direção eletroassistida – ar-condicionado – Isofix – aerofólio – bancos de tecido – vidros elétricos – alarme – controle de velocidade de cruzeiro – controle de estabilidade e tração – controle de arrancada em subida – computador de bordo com 7 funções – espelhos retrovisores elétricos – freios ABS – faróis automáticos e com regulagem elétrica de altura – rodas de liga 15 polegadas (pneus 185/60 R15) – comandos de som no volante
Toyota Yaris XL Plus (hatch CVT 1.3/Sedan CVT 1.5) Todo os itens do XL e acrescenta: – chave com controle remoto – sistema multimídia com tela touch – apoio de braço no centro do banco traseiro – start-stop – ar-condicionado digital
Toyota Yaris XS (ambos CVT 1.5) Todos os itens do XL Plus e acrescenta: – câmera de ré – computador de bordo com 8 funções – aletas para trocas de marcha atrás do volante – volante forrado com couro – bancos de couro – volante com comandos do computador de bordo, áudio e telefonia
Toyota Yaris XLS (ambos CVT 1.5) Todos os itens do XL Plus e acrescenta: – 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para motorista) – rebatimento elétrico dos retrovisores – teto solar – maçanetas cromadas – faróis do tipo canhão com máscara negra – lanternas de led – limpadores do para-brisa com sensor de chuva Vídeo oficial de lançamento
Vídeo comparativo - Toyota Yaris x VW Polo
Vídeo comparativo - Toyota Yaris Sedã x VW Virtus
Segurança
Todas as versões vem de série com controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, airbag duplo, faróis de neblina dianteiros e traseiros, faróis com regulagem elétrica, ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança), função “Siga-me”, retrovisor interno eletrocrômico e alarme volumétrico com monitoramento dos vidros e janelas.
Além disso, o modelo ainda conta com melhor calibração dos freios, onde os componentes mecânicos do cilindro mestre foram ajustados para proporcionar uma curva de frenagem mais suave e melhor controle. Como resultado, aos 100 km/h, para atingir a completa imobilidade, o Yaris percorre 50,5 metros, a melhor marca de sua categoria, sendo testes realizados pelo Instituto Mauá de Engenharia.
A versão XS do modelo agrega câmera de ré, enquanto a XLS ainda conta com sensor de chuva e dois airbags laterais, dois de cortina e um de joelho, contabilizando ao todo sete bolsas.
Cores
As cores disponíveis para o novo Yaris são: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito, Vermelho Super (sólido) e a nova e exclusiva, Azul Titã.
Custo de propriedade
Para o Yaris, até os 60.000 km, o custo total com revisões dentro do programa “Revisão na Medida” da marca será de R$ 2.914,44. fonte: Car.Blog.com
Como a marca eliminou várias versões, agora o modelo dispõe apenas da Attractive, alterando apenas a motorização, com opção de 1.0 e 1.4 litro.
Agora, o modelo tem preço sugerido - na versão de entrada - de R$ 46.990 reais, o que simboliza um aumento de R$ 300 reais com a motorização 1.0. Equipado com motor 1.4, o aumento foi de R$ 1.000 reais, e agora custa R$ 51.990 reais.
O mercado automotivo brasileiro transacionou 94.669 veículos e comerciais leves na primeira quinzena de junho de 2018, com média diária de vendas 8.606 unidades - retração de 11,3% relativamente à primeira quinzena de maio.
Nesse mercado, a liderança ficou com a norte-americana Chevrolet, com 17,4% de market share, seguida da Fiat, com 15%, Volkswagen em terceiro, com 14,3% e a Ford fechando o G4 com 9,6% do mercado. Ranking - 30 maiores montadoras - junho de 2018 (1ª quinzena)
Rank
Marca
Vendas
Market Share
1
GM
16.461
17,4%
2
FIAT
14.159
15,0%
3
Volkswagen
13.497
14,3%
4
Ford
9.112
9,6%
5
Hyundai
8.719
9,2%
6
Toyota
7.058
7,5%
7
Renault
6.879
7,3%
8
Honda
4.611
4,9%
9
Jeep
4.356
4,6%
10
Nissan
3.648
3,9%
11
Peugeot
907
1,0%
12
Mitsubishi
738
0,8%
13
Citroen
728
0,8%
14
Mercedes
617
0,7%
15
BMW
577
0,6%
16
Kia
493
0,5%
17
Land Rover
371
0,4%
18
Audi
363
0,4%
19
Volvo
263
0,3%
20
Chery
234
0,2%
21
Suzuki
156
0,2%
22
JAC
148
0,2%
23
Iveco
105
0,1%
24
Lifan
62
0,1%
25
Subaru
61
0,1%
26
Porsche
61
0,1%
27
Troler
58
0,1%
28
Jaguar
49
0,1%
29
Mini
45
0,0%
30
Lexus
32
0,0%
31
Dodge
29
0,0%
Veículos
Entre os veículos, a liderança se mantém com o Chevrolet Onix, com 8.196 unidades emplacadas, seguido do Hyundai HB20, com 4.652 emplacamentos. O terceiro é o Ford Ka, com 3.704, enquanto a Fiat Toro vem em 4º, com 2.805 emplacamentos. Fecha o top 5 o Mobi, com 2.685 unidades vendidas.
Ranking - 150 veículos mais vendidos - junho de 2018 (1ª quinzena)