A Chery do Brasil oferece no Brasil o carro hatch S-18 com motor flex como forma de se posicionar no segmento de hatchs de entrada com preço acima do seu modelo de entrada, o Chery QQ.
Entretanto, apesar de no Brasil estar posicionado no segmento de entrada, na China o S-18 é vendido pela divisão de carros premium da Chery - o que explica o cuidado com o estilo e com o acabamento interno.
O visual do Chery S-18 é bem resolvido e tem o mérito de ser
original, e não "inspirado" em outros modelos famosos. A frente tem um
desenho arredondado, que contrasta com o estilo retilíneo da traseira.
Na lateral temos o recurso estilístico de embutir a maçaneta na coluna C, deixando o carro com o visual ainda mais esportivo.
O Chery S-18 Flex também se notabiliza por adotar um motor flex
quatro cilindros 1.3 ACTECO com potência de 90 cv @ 5.600 RPM (gasolina)
e 91 cv @ 5.600 RPM quando usado a gasolina. O torque máximo é de 13
kgfm @ 4.600 RPM tanto com álcool quanto gasolina.
A transmissão é uma caixa manual de cinco velocidades.
Para quem tem preconceito com relação à carros chineses, vale a pena
conhecer o Chery S-18, pois o carro realmente impressiona pela boa
montagem e pelo cuidado no acabamento interno, além do estilo, é claro.
Apesar desse apelo, o Chery S-18 sofreu um revés logo em seu lançamento:
no teste da revista Car and Driver Brasil, a unidade do S-18 cedida à
publicação apresentou um problema gravíssimo de segurança: o pedal do
freio entortou em uma pisada mais forte, o que resultou inclusive em
suspensão da comercialização do carro para um recall.
De qualquer forma, o carro agora já está disponível nas concessionárias
autorizadas da Chery do Brasil com preço de R$ 30.990, que incorpora os
seguintes itens: ar condicionado, direção hidráulica, freios ABS,
airbags frontais, acendedor de cigarros, acionamento interno para
abertura de tanque e de porta-malas, ajuste de altura do volante, alarme
antifurto.
Além disso, o carro conta com aviso sonoro do cinto de segurança
desatado, apoio de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros, bancos
traseiros rebatíveis, carroceria com zona de deformação programada.
O sistema de som conta com CD player MP3 com entrada USB e rádio AM/FM
(4 alto-falantes) e os cintos de segurança dianteiros 3 pontos com
pré-tensionador, sendo que os traseiros laterais também são de 3 pontos.
Outros itens de série são desembaçador traseiro, farol com regulagem de
altura, imobilizador, indicador de consumo instantâneo, painel digital,
relógio digital, rodas de liga leve e trava de prevenção e proteção para
abertura dos vidros traseiros, além de travamento das portas à
distância e vidros, travas e espelhos retrovisores com acionamento
elétrico.
Uma falha do Chery S-18 Flex é não oferecer sensor de estacionamento,
faróis de neblina e computador de bordo. O sensor de estacionamento, por
sinal, é um item extremamente demandado no mercado brasileiro.
Interior
O interior do Chery S-18 é superior ao que normalmente se espera de um
carro chinês, mas não faz milagre: os plásticos tem aparência pobre -
rígidos e muito brilhantes. Além disso, observa-se rebarbas nas junções
de peças plásticas.
Outro ponto negativo é o conta-giros no canto esquerdo do quadro de
instrumentos fica oculto pela volante. O painel tem um desenho simples,
com quadro de instrumentos centralizado - o mesmo esquema que está sendo
adotado no Toyota Etios.
Outro ponto que vem sendo reclamado pelos proprietários é o fato do rádio exibir informações num display muito brilhante.
Os bancos, por sua vez, são excessivamente macios - e, além de cansarem
em viagens longas, não conseguem manter o corpo do motorista seguro em
curvas.
No centro do painel temos um velocímetro é digital, mas o conta-giros continua sendo analógico.
Os painéis de porta têm revestimento em tecido.
Outro ponto que notamos é o fato de o ar-condicionado conta com botões
que são frágeis e dão a impressão que não irão durar muito tempo presos
ao painel.
O espaço interno do Chery S-18 é relativamente bom, em que pese sua
reduzida distância entre-eixos de apenas 2,33m. Além disso, na traseira,
apesar de o carro ser classificado para cinco passageiros, só cabem
dois adultos.
A capacidade volumétrica do porta-malas também não é das melhores:
apenas 190 litros,o que limita bastante sua utilização em viagens.
Os dados de desempenho e consumo do Chery S-18 são os seguintes:
Aceleração de 0 a 100 Km/h em 13,5 s
Retomada de 80 e 120 km/h em 31 s
Consumo
Ciclo urbano (cidade): 7,5 km/litro de álcool
Ciclo rodoviário (estrada)> 10,7 km/l de álcool
Concorrentes
Levando-se em consideração o seu preço de R$ 30.990 reais, pode-se apontar como concorrentes Uno Way 1.4
de R$ 31.870. Ocorre que o Uno nesse preço não tem ar condicionado,
direção hidráulica e vidros dianteiros e trava elétricos. Com tais
equipamentos, o preço vai além dos 35 mil.
Manutenção e Garantia
A Chery do Brasil conta com uma rede de pouco mais de 100
concessionárias no Brasil, o que é um fato de desvantagem do S-18.
Entretanto, a marca oferece garantia de cinco anos para o S-18.
Cores
O Chery S-18 é vendido no Brasil nas seguintes cores: dourado, cinza,
prata, preto e dois tons de vermelho: vermelho Nobre (vinho) e Paixão
(vivo).
Conclusão
O Chery S-18 é um hatch que deve ser considerado por quem pretende
adquirir um carro para andar em cidade. O reduzido espaço no
porta-malas, porém, limita sua utilização em viagens e como primeiro
carro de famílias.
Ficha Técnica - Chery S-18 1.3 16v
Motor
- Quatro cilindros, transversal, flex, 1.297 cm³, 16 válvulas
- Potência: 90 cv (gasolina) e 91 cv (álcool)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,5 segundos (dados da Quatro Rodas)
- Velocidade máxima: 150 km/h
- 7,5 km/l (cidade) e 8,4 km/litro (estrada)
- Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,60/1,59/1,53/2,33 m
- Porta-malas: 160 litros
- Tanque: 43 litros
- Preço: R$ 30.990
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