Flagra! Veja em detalhes o VW Up! nacional que chega em outubro
Com a proximidade do lançamento, previsto para outubro, o novo compacto da Volkswagen começa a rodar mais desinibido. É o que revela esse flagra exclusivo feito por nosso repórter-espião Diogo Dias, que registrou melhores imagens do Up! nacional até então. Uma das unidades fotografadas já estava até emplacada, enquanto a outra ainda usava as placas verdes de teste.
Olhando atentamente as fotos, percebe-se que os carros já são os fabricados em Taubaté (SP). É possível notar, por exemplo, algumas modificações que o modelo brasileiro recebeu em relação à versão europeia, como a tampa traseira de aço (lá fora ela é totalmente de vidro) e as janelas traseiras convencionais que abrem para baixo (em oposição às janelas basculantes do Up! original). A principal mudança no projeto, porém, está no tamanho do carro. Fala-se nos corredores da fábrica que engenharia brasileira alongou em cerca de 20 cm o comprimento do compacto, contadas mudanças na distância entre-eixos e no balanço traseiro.
O crescimento na carroceria se faz necessário porque por aqui o Up! será o único carro de muitas famílias, enquanto na Europa ele serve aos jovens ou como segundo carro da casa. No Brasil o hatch foi homologado para cinco ocupantes, com direito até ao terceiro encosto de cabeça no banco traseiro. As alterações no projeto incluíram o reposicionamento do tanque de combustível (tanto que a posição do bocal difere do modelo europeu) e rearranjo do banco traseiro. No fim, a capacidade do porta-malas deverá ser ampliada em cerca de 30 litros, chegando a totais 280 l.
Em termos de componentes e materiais, o Up! brasileiro seguirá a cartilha de baixo custo, mesclando soluções trazidas do projeto original com algumas “novidades” introduzidas aqui. Os bancos dianteiros, por exemplo, serão inteiriços como no carro europeu (com apoio de cabeça unido ao encosto, para baratear a produção), enquanto as saídas de ar centrais serão emprestadas do Fox e as laterais virão do Gol. Outro item aproveitado do Gol será o sistema de som. Por fim, o painel não terá acabamento na cor da carroceria, como acontece na Europa, e sim será mais simples (em tom cinza), como no irmão de projeto Skoda Citygo. Em um dos carros flagrados nota-se a presença de um aparelho de GPS com suporte integrado ao painel, item que deverá ser oferecido como opcional ou acessório.
A maior atração mecânica do Up! já foi revelada pelo recém-lançado Fox Bluemotion: trata-se do novo motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas da família EA211, que rende 75/82 cv de potência e torque de 9,7/10,4 kgfm (gasolina e etanol, respetivamente). A julgar pela significativa melhora do Fox em desempenho e consumo na comparação com a versão 1.0 TEC de quatro cilindros, o Up! (mais leve) tem tudo para conseguir resultados animadores. Os pneus serão Goodyear GPS Duraplus de baixa resistência à rodagem, nas medidas 175/70 R14, os mesmos usados nas versões Bluemotion de outros VW. Um dos exemplares flagrados já usava, inclusive, as calotas definitivas.
O Up! brasileiro deverá estrear primeiramente na versão quatro portas, mas o desenvolvimento do modelo duas portas também está nos finalmentes: segundo fontes internas da VW, as janelas laterais traseiras serão maiores que no carro europeu, para ampliar a sensação de espaço – um pedido dos clientes entrevistados numa clínica de produto do carro. Com a missão de substituir o velho Gol G4 como carro de entrada da VW por aqui, o Up! deverá ter preço inicial na faixa dos R$ 27 mil – aquele famoso R$ 26.990, sabe?
Por Diogo Dias e Daniel Messeder
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Comentários (51)
+2
Penso: O Gol perderá número de vendas para um automóvel que praticamente não tem porta malas? Duvido.
São em duas situações que penso: Ou será barato e roubará muitas vendas do Gol ou será de um segmento premium, estilo o 500. É a primeira que eu considero a mais plausível. Se vier acima de 35 mil, é muito melhor levar um Fox.
São em duas situações que penso: Ou será barato e roubará muitas vendas do Gol ou será de um segmento premium, estilo o 500. É a primeira que eu considero a mais plausível. Se vier acima de 35 mil, é muito melhor levar um Fox.
+3
O porta-malas do up! é muito bom para seu tamanho diminuto. O europeu
tem 251 l. Para o Brasil, até onde sei, iriam esticar o balanço traseiro
em 5 cm para conseguir montar um estepe naquele espaço e tudo indica
que a capacidade de bagagens será praticamente a mesma.
+1
Não se esqueça que o europeu tem aquele estepe fininho. Se colocarem um pneuzinho fino por aqui, o povão reclama!
+1
No Cobalt não estão reclamando nem um pouco. No Civic de nona geração,
também não estão reclamando. Acho que o brasileiro está aos poucos
deixando para trás aquilo que provavelmente seria a maneira como um
homem de Neandertal seria fresco para se tornar um pouquinho mais
racional.
+1
O consumidor do Civic é um pouco diferente. Quero ver um consumidor que reclama de motor "16V" pegar um estepe desses.
+1
Pior é que tem gente que reclama (por aqui já apareceu)...e não compraria só por isto...
+2
Na Europa o estepe é convencional como no Brasil, estepe fino só nos EUA e não Japão e Oceania se não me engano....
+1
Fernando · 1 hora atrás
Tem certeza que voce leu a materia direito? La fala que o porta malas
deve ficar em torno de 280 litros, que é a media do segmento.
+1
"Up! deverá ter preço inicial na faixa dos R$ 27 mil – aquele famoso R$ 26.990, sabe?"
+2
Se vier por 32.000 completão ele vai canibalizar o Gol, e agora dona VW vai depenar mais ainda o UP!?
0
Matheus · 1 hora atrás
Acredito que para isso não acontecer, a estratégia da VW devera ser a
mesma utilizada pela Ford atualmente com o Fiesta Rocam e o Ká.
+4
Rapá, a briga está feia.
Gol 2 portas estava por 28490 'completo', ao menos até junho.
Esse carro deveria custar no máximo 24990.
Afinal é um carro mais apertado que o Gol e mais simples.
A Fiat também deve reduzir bem o preço do Uno.
Sem contar aquela história que o Gol 2015 deve ficar mais perto de um Onix para que o Fox cresça mais e ganhe mais sofisticação para ocupar lugar do Polo.
Gol 2 portas estava por 28490 'completo', ao menos até junho.
Esse carro deveria custar no máximo 24990.
Afinal é um carro mais apertado que o Gol e mais simples.
A Fiat também deve reduzir bem o preço do Uno.
Sem contar aquela história que o Gol 2015 deve ficar mais perto de um Onix para que o Fox cresça mais e ganhe mais sofisticação para ocupar lugar do Polo.
+1
deivid · 1 hora atrás
O preço do novo uno e do up seriam 29 mil completaço facilmente, mas existe a lei ferrari, então não vai ser.
+1
Já é possível comprar um Uno "completo" por esse preço.
+1
Também acho que o Gol corre grande risco de canibalização. O Up! é
"moderninho" e tem uma cara nova, o que pode acabar atraindo muitos
compradores do Gol. Basta olhar o exemplo da GM, onde vários carros
estão na mesma faixa e a canibalização é intensa(Cobalt, Prisma, Agile,
Onix, Sonic).
+4
Luiz Carlos · 1 hora atrás
Imaginem só como seria um VW ainda mais simplificado, ainda mais tosco,
ainda mais pelado e mal acabado do que um VW tradicional. Esse é o Up!
Se um VW de 80.000 já tem um acabamento lamentável, imaginem um VW
"Super Popular". Eu estou mais do que fora...
+1
Qual o VW de 80mil que é mal acabado? Se estiver falando do Jetta,
então o amigo está muito enganado, pois o acabamento é bom, com painel
emborrachado e materiais de qualidade, ao contrário de outros sedãs
médios que adotam painel totalmente em plástico rígido. Não confunda
"visual conservador" com "acabamento ruim".
+2
Edu · 1 hora atrás
Rodinhas finas, com pneus de bicicleta. Já desanimei....
+4
Anime-se de saber que esses pneus são bem mais baratos que aqueles de
perfil ultrabaixo que vemos em carros com rodas de aro 16 para cima,
fora que seu menor diâmetro permite projetar caixas de roda que sejam
menos invasivas, o que libera mais espaço interno para um mesmo
comprimento. Além disso, pneus de banda de rodagem mais fina permitem
mais economia de combustível e menos risco de aquaplanagem, fora serem
montados em rodas de menor diâmetro, que por consequência geram menos
massa não-suspensa. Por serem rodas de aço, tendem a ser mais facilmente
reparáveis que as de liga (ou mesmo serem trocadas, pois costumam
custar dois dígitos, contra os em média três das de liga).
Se um carro for bem projetado, você sequer reparará que aqueles pneus são finos do jeito que são, ainda que 175 mm de banda não sejam exatamente pneus finos. Já dirigiu um Ka 1.0? Pode até mesmo ser do modelo atual e uma coisa em que você não vai acreditar é como ele consegue ser tão estável e com dinâmica tão agradável (e de correção previsível em caso de derrapagem, mesmo tendendo a sair de traseira em vez de dianteira como a maioria dos carros cuja tração é na frente) sendo montado sobre quatro míseros pneus 165/70R-13.
Se um carro for bem projetado, você sequer reparará que aqueles pneus são finos do jeito que são, ainda que 175 mm de banda não sejam exatamente pneus finos. Já dirigiu um Ka 1.0? Pode até mesmo ser do modelo atual e uma coisa em que você não vai acreditar é como ele consegue ser tão estável e com dinâmica tão agradável (e de correção previsível em caso de derrapagem, mesmo tendendo a sair de traseira em vez de dianteira como a maioria dos carros cuja tração é na frente) sendo montado sobre quatro míseros pneus 165/70R-13.
+1
Eu não poderia responder com mais competência. Que mania o brasileiro
tem de querer "rodão" em veículo popular, às vezes dá até desgosto de
ler certas coisas. A proposta do veículo popular é ter manutenção barata
e consumo baixo e o famoso "rodão" só vai contra toda essa lógica.
+1
Mesmo em carros mais caros de outrora as rodas não eram exageradas. Eis
que você olha um Fox com rodas de aro 15 e descobre que aqueles pneus
têm perfil mais baixo que aqueles usados em um Omega A.
Aliás, não quero rodão em veículo nenhum, mesmo que seja mais caro. Quero caixas de roda menores que me permitam aproveitar mais daquele comprimento em espaço interno. Alec Issigonis demonstrou isso em um distante 1959 e tem gente que ainda não aprendeu a lição.
Aliás, não quero rodão em veículo nenhum, mesmo que seja mais caro. Quero caixas de roda menores que me permitam aproveitar mais daquele comprimento em espaço interno. Alec Issigonis demonstrou isso em um distante 1959 e tem gente que ainda não aprendeu a lição.
0
Fernando · 52 minutos atrás
Fora que um pneu mais largo que isso, num carro que deve chegar la a
seus 170km/h de maxima? O que é ridiculo é colocar pneus 195 em carro
1,0, isso sim.
+1
esta combinação realmente não "combina": popular e rodão. Depois ficam colocando pneu remold...
+1
No Brasil de hoje, se perigar, até pneu com 225 mm de banda é fininho.
Imagine o quão de cara ficariam esses que reclamam de largura de pneu se
disserem que dá para montar o pneu do up! em um Carajás.
+4
Nossa só pelo que eu li, ja tenho uma ideia do lixo que vai ser o
interior desse UP. projeto voltado todo para baixo custo, vai ser uma
coisa medonha. e vai ter gente comprando.
+1
Dificilmente o interior vai ser tão "rebarbado" como o do Uno, além
disso, ainda terá um bom motor e uma plataforma moderna. Com certeza
será muito simples, mas a concorrência nesse segmento é tão fraca que é
difícil fazer porcarias piores.
+1
Uma coisa que o brasileiro ainda não aprendeu a dissociar é bom
acabamento de luxo. O mais engraçado é que um Fusca sempre foi um
veículo de bom acabamento, por mais simples que fosse. Não havia
rebarbas, não havia peças mal encaixadas nem costumava ter barulhos
parasitas com o passar dos anos.
Esse mesmo brasileiro depois adquiria carros da Autolatina em suas especificações mais caras e se surpreendia com o quão ruim era o acabamento dos mesmos. Daquela época, quase todo Santana tinha a metade da lanterna que ia na tampa do porta-malas desalinhada em relação à que estava na carroceria. Escorts daquele tempo viravam escolas de samba com poucos milhares de quilômetros rodados, fora as peças se deteriorarem fácil (aliás, se vemos hoje em dia um Escort feito entre 1993 e 1996 em perfeitíssimo estado, praticamente o olhamos como se o que estivesse à nossa frente fosse um carro antigo muito raro. Se for Verona então...). E com certeza eram muito mais caros que um Fusca.
Esse mesmo brasileiro depois adquiria carros da Autolatina em suas especificações mais caras e se surpreendia com o quão ruim era o acabamento dos mesmos. Daquela época, quase todo Santana tinha a metade da lanterna que ia na tampa do porta-malas desalinhada em relação à que estava na carroceria. Escorts daquele tempo viravam escolas de samba com poucos milhares de quilômetros rodados, fora as peças se deteriorarem fácil (aliás, se vemos hoje em dia um Escort feito entre 1993 e 1996 em perfeitíssimo estado, praticamente o olhamos como se o que estivesse à nossa frente fosse um carro antigo muito raro. Se for Verona então...). E com certeza eram muito mais caros que um Fusca.
+1
Vai seguir a receita do Etios, economizar o máximo possível em
materiais e itens mesmo que isso crie produto de qualidade duvidosa, mas
como a VW sabe que o brasileiro, que se diz grande entendedor de
automóveis, compra do mesmo jeito, porque então reduzir seu lucro.
Melhor empurrar no mercado assim mesmo. Isso na Europa eles nem se
arriscariam a fazer.
+2
Notaram um detalhe interessante e que fica ainda mais interessante se
pensarmos que o up! competirá com tudo que há de mais esculachado em
nosso mercado?
Sim, os vidros dele correm apoiados sobre a canaleta, em vez de dentro dela. Com isso, além de ficarem mais rentes (mais rentes que isso, só se corressem totalmente por cima da canaleta, como em um Omega A), também deixam o carro mais indevassável a amigos do alheio, que precisariam quebrar o vidro em vez de tentar meter uma espátula ou pé-de-cabra no espaço do vidro, ainda mais que com vidros mais rentes o mecanismo da trava fica ainda mais distante do alcance desses prosaicos instrumentos.
Além disso, veja o quão espessa é a borracha que circunda o arco do vidro. Pé de china que só sabe entortar porta de Corsa B e Mille pensaria duas vezes antes de tentar arrombar um up!, pois a tal borrachona impede que se consiga firmar as falanges no vão (como ocorre nos carros que citei anteriormente, que padecem de vãos entre peças muito grandes). Só fica a dúvida sobre se teremos vedação dupla nas portas, coisa que costuma vir em carros mais caros, mas que já estamos vendo ser aplicada em Onix e HB20.
Se servir para alguma coisa, que se lembrem que o Fiesta Mk5 europeu sempre teve vidros que correm apoiados na canaleta, enquanto o nacional esculachava nisso e a Ford daqui reprojetou as portas para que usassem vidros que corressem por dentro da canaleta.
Sim, os vidros dele correm apoiados sobre a canaleta, em vez de dentro dela. Com isso, além de ficarem mais rentes (mais rentes que isso, só se corressem totalmente por cima da canaleta, como em um Omega A), também deixam o carro mais indevassável a amigos do alheio, que precisariam quebrar o vidro em vez de tentar meter uma espátula ou pé-de-cabra no espaço do vidro, ainda mais que com vidros mais rentes o mecanismo da trava fica ainda mais distante do alcance desses prosaicos instrumentos.
Além disso, veja o quão espessa é a borracha que circunda o arco do vidro. Pé de china que só sabe entortar porta de Corsa B e Mille pensaria duas vezes antes de tentar arrombar um up!, pois a tal borrachona impede que se consiga firmar as falanges no vão (como ocorre nos carros que citei anteriormente, que padecem de vãos entre peças muito grandes). Só fica a dúvida sobre se teremos vedação dupla nas portas, coisa que costuma vir em carros mais caros, mas que já estamos vendo ser aplicada em Onix e HB20.
Se servir para alguma coisa, que se lembrem que o Fiesta Mk5 europeu sempre teve vidros que correm apoiados na canaleta, enquanto o nacional esculachava nisso e a Ford daqui reprojetou as portas para que usassem vidros que corressem por dentro da canaleta.
+1
E o Polo, que adoram chamar de arcaico, também é assim.
0
Jackson · 1 hora atrás
Sem contar que, toda vez que tiver um FACELIFT na Europa, não virá para
o Brasil, sabe por que? Porque os projetos brasileiros são feitos de
gambiarras para rodar aqui, dai o facelift não terá sobrevida aqui,
então aguentem este modelo por mais 10 ANOS... Dai que surgem nossos
modelos defasados... NOSSOS MOTORES SÃO OS PIORES DO MUNDO, DEVIDO
NOSSOS COMBUSTIVEIS... agora tem mais essa.... Acorda Brasil...
+9
O carro nem foi lançado e o pessoal com o
"super-poder-de-avaliar-um-carro-apenas-por-fotos" já dando as
"opiniões"... A EPA (Ejaculação Precoce Automotiva) de vez em quando
bate forte...
0
Igor Queiroz · 1 hora atrás
não é isso,é que se tratando de VW nós já sabemos como ele virá, feio,caro e pelado kkkkkkkk
+1
Está me parecendo um tido no pé o Up! nacional.
+1
Está igual o Europeu, um pouco maior, mesmo acabamento e configuração e
o mesmo motor 3 cilindros. Onde é um tiro no pé? Lançar pra nós, povo
brasileiro ultra exigente com carros? Pára com isso né campeão! Ele vai
substituir um carro longevo, confiável, defasado e que vende muito, e a
VW não vai falhar nessa substituição. A Fiat e a GM também vão
apresentar algo no mesmo nível pra sumir com Mille e Celta até 2015.
+1
A VW perdeu uma ótima oportunidade de se sobressair e tornar o carro o queridinho dos universitários.
Todo quadradinho e pequeno vira uma belezura pra estacionar, mas faltou o toque jovial com equivalente ao MyLink, uma pena.
Aquele GPS pendura é hporrível, ainda mais para um projeto recente como esse.
Poderia ser ao menos como os Peugeot. Em cima do painel, no entanto fixo, já que retrátil ficaria caro.
Todo quadradinho e pequeno vira uma belezura pra estacionar, mas faltou o toque jovial com equivalente ao MyLink, uma pena.
Aquele GPS pendura é hporrível, ainda mais para um projeto recente como esse.
Poderia ser ao menos como os Peugeot. Em cima do painel, no entanto fixo, já que retrátil ficaria caro.
+3
Essa telinha pendurada é praticamente igual à do up! europeu:
Provavelmente o que a VWB adicionou foram saídas centrais de ventilação (ausentes no up! europeu), fora já sabermos que os vidros traseiros descerão em vez de bascular.
Provavelmente o que a VWB adicionou foram saídas centrais de ventilação (ausentes no up! europeu), fora já sabermos que os vidros traseiros descerão em vez de bascular.
0
teles · 32 minutos atrás
onde vc esta vendo essas saídas centrais...pq na foto o nosso tb não vai ter não...olhe bem a foto lá em cima!
0
fabio_augusto · 53 minutos atrás
É impressão minha ou tem saídas de ar centrais no lugar dos comandos de
ar do Up europeu. Ainda bem pois acho muito tosco não ter saídas de ar
centrais. Sendo assim, onde foi parar o comandos do ar? No buraco do
console perto do câmbio? Se foi, ficará numa posição bem ruim, meio
escondido...
Tem alguma informação sobre os motores 1.4 ou qualquer um acima de 1.0 aspirado Daniel?
Tem alguma informação sobre os motores 1.4 ou qualquer um acima de 1.0 aspirado Daniel?
+1
Na boa!!
Não precisamos de mais carros. Precisamos é de mais qualidade e segurança em nossos carros ...
Não precisamos de mais carros. Precisamos é de mais qualidade e segurança em nossos carros ...
0
Andreia · 43 minutos atrás
Parece um carro Interessante, vai ser o Uno da Volks, e melhor porque tem a marca Volks e não Fiat.
0
KAKAPALMEIRENSE · 36 minutos atrás
farol do merivan, carro feio que doi, chupa essa BRASIL, mais uma
carroça depenada para os brasileiros colocarem na garagem e
consgestionar o transito. tem que ser bem barato esse carro, pq feio ele
é, nossa, nao pago 20mil nesse carro.
0
Cidadão · 32 minutos atrás
Esse carro vai tomar vendas do gol porque substituirá o gol g4, em que
as vendas são somadas ao g6 na Fenabrave. É capaz de o gol perder o 1º
lugar em vendas.
0
Luan Freire · 30 minutos atrás
Ta aí não gostei. Quando era Europeu até tinha seu charme, chegou aqui
tá a coisa mas medonha que já vi. Aposto que não vai ter o mesmo tanto
de estrelas no Crash Test que o do Europeu.
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