Ford declara guerra ao Golf com novo Focus
Novo Focus chega ao Brasil com dupla missão: além de combater o VW Golf, recolocar a marca no segmento dos sedãs médios
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- Focus Sedan só traz motor de 2,0 litros e câmbio automatizado
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No mesmo dia em que a sétima geração do Golf inicia sua ofensiva nas
concessionárias da Volkswagen, a Ford lança na Argentina a terceira
geração do Ford Focus para o mercado brasileiro. O modelo, que
desembarca nas revendas no mês que vem nas configurações hatch e sedã,
também ficou mais caro que a atual geração, assim como o hatch médio da
marca alemã.
O Focus hatch custará a partir de R$ 60.990 e o Sedan - que será
vendido somente com motor 2.0 Direct Flex e câmbio automatizado
Powershift - sairá pelo preço inicial de R$ 69.990. Para ambas
carrocerias, a versão mais barata S traz de série freios ABS, airbag
duplo, monitor de pressão dos pneus, sistema multimídia SYNC com tela de
4 polegadas, rodas de liga leve (16 para o hatch e 17 para o sedã),
além de controle de estabilidade e de tração para o modelo com
transmissão automatizada.
A versão intermediária SE adiciona airbags laterais, freios a disco na
traseira, faróis de neblina, tela colorida para o SYNC, bancos em couro,
sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. Nesta
configuração, o pacote opcional Plus (R$ 3.000) inclui airbags de
cortina, chave presencial, sensores crepuscular e de chuva, rebatimento
elétrico dos espelhos externos, retrovisor elétrico eletrocrômico e
ar-condicionado digital de duas zonas.
A topo de linha Titanium acrescenta rodas de 17 polegadas com pintura
preta, tela de entretenimento central de toque com 8 polegadas, comandos
de voz, entradas auxiliares RCA para dispositivos de vídeo, sistema de
som com nove caixas e uma tela de 4,2 polegadas no painel de
instrumentos. O pacote Plus da Titanium (R$ 8.000) agrega faróis de
xenônio com luzes diurnas de LED, teto-solar elétrico, sensor de
estacionamento dianteiro e câmera de ré, auxiliar para baliza e ajuste
elétrico para o banco do motorista.
Nenhuma opção do Focus com câmbio automatizado, porém, tem aletas atrás
do volante para trocas no modo manual. O sistema será operado apenas
por meio de um pouco amigável botão na alavanca. Segundo Oswaldo Ramos,
gerente geral de Marketing da Ford, “obviamente, nós pensamos nas
aletas, mas em todas as clínicas de produto que fizemos, o equipamento
não era usado, então, optamos por não colocá-lo”, explica.
O novo Focus, seja hatch ou sedã, tem 1,8 m de largura, 2,7 m de
entre-eixos e 1,5 m de altura. O três volumes tem 4,5 m de comprimento e
421 litros de capacidade no bagageiro, enquanto o hatch tem,
respectivamente, 4,4 metros e 316 litros para bagagens.
"Novo defasado" estreia motor
O Ford Focus chega ao Brasil com o mesmo visual que o público europeu
conheceu em 2011, quando este modelo foi lançado na Europa e onde
receberá uma outra atualização ano que vem. Segundo Ramos, “a prioridade
para o Brasil era o EcoSport, tanto que o carro chegou aqui bem antes
de chegar na Europa. Depois, tivemos Ranger, New Fiesta e Fusion, por
isso, o Focus chegou apenas agora”.
O novo propulsor 2.0 Direct Flex, no entanto, é o primeiro do mercado
nacional a usar injeção direta de combustível e desenvolve 175 cv com
gasolina e 178 cv com etanol. A nova motorização tem 30 cv e 3 kgfm a
mais que o atual Duratec 2.0 e dispensa qualquer tipo de sistema de
partida a frio, uma vez que a própria pressurização maior da injeção
direta consegue acionar a ignição a temperaturas de até 10ºC negativos. O
motor 1.6, por sua vez, é o mesmo do New Fiesta, mas com 135 cv com
etanol e 125 cv com gasolina.
E como anda a novidade?
O iCarros avaliou o Focus Sedan Titanium com o novo
motor de 2,0 litros para comprovar as pouco humildes pretensões do carro
(durante o lançamento, o modelo hatch 1.6 só estava disponível na
configuração vendida na Argentina). Numa primeira arrancada, o carro não
parece fornecer os 178 cv, porém, quase 90% do torque está disponível
entre 2.000 e 3.000 rpm, o que se traduz numa aceleração sempre
constante. A força da primeira acelerada é mantida conforme a velocidade
aumenta.
Além disso, o trabalho da transmissão PowerShift é imperceptível. A
caixa faz as trocas sem trancos e estica as marchas conforme a vontade
do motorista aumenta a pressão sobre o acelerador. No entanto, não faz
reduções tão rápidas quanto a caixa DSG da Volkswagen que, além de ter
uma marcha a mais, é mais rápida nas retomadas.
Uma característica, tanto para o hatch como para o sedã, que continua
excepcional é o equilibrio entre conforto e dirigibilidade, além da
sensação de controle do carro nas mãos do motorista. Quem nao ficar
atento ao velocímetro, corre um sério risco de tomar uma multa, pois o
carro chega a 120 km/h com facilidade e o silêncio dentro da cabine
engana os sentidos. Curvas estão mais para diversão que para um
obstáculo. Aliando este comportamento ao fato de a suspensão traseira
independente fazer com que o Focus contorne as curvas sem a menor
dificuldade, o auxílio de diversos controles de tração e estabilidade
aumentam o prazer na condução.
Missão 1: Focus versus Golf
A respeito da disputa entre o novo Golf e o novo Focus, o gerente de
marketing brincou, mas foi enfático: "queremos ver sangue, mas, na
verdade, quem vai sair perdendo são os demais concorrentes do segmento,
pois achamos que a briga entre os hatchs médios se polarizará”. É agora
que, na visão da Ford, modelos como o Peugeot 308 e o Chevrolet Cruze
Sport6 devem começar a se preocupar. Enquanto a Ford aposta no visual e
na nova motorização, o hatch da VW traz um motor 1.4 turbo a gasolina de
140 cv, 10 cv a mais que o Focus de entrada, e o sistema start/stop de
fábrica, que desliga e religa o propulsor sozinho em paradas mais
prolongadas (leia mais sobre o novo Golf).
Para os fãs do modelo, Carlos Hess, responsável pela engenharia de
projeto da América Latina, tem uma boa notícia: afirmou que a variação
esportiva ST está confirmada para o mercado brasileiro, mas não deu uma
previsão de data.
Missão 2: Focus Sedan no G4
Ao contrário do Focus hatch, que a Ford considera ser um produto bem
sucedido, o três-volumes precisa abrir espaço novamente no segmento de
sedãs médios. Para isso, brigará diretamente com o Honda Civic, Toyota
Corolla, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta para entrar na lista dos
quatro primeiros do segmento. Com preço inicial de R$ 66.890 do Honda
Civic, porém, o modelo da Ford terá de trilhar caminho num território em
que a concorrência já se estabeleceu tendo como arma principal o
conjunto mecânico superior.
Vai vender? - a seu favor, o Focus tem a liderança do
segmento, conquistada com ações promocionais realizadas com a geração
atual. Com cerca de 1.840 unidades por mês entre janeiro e setembro de
2013, é seguido Chevrolet Cruze Sport6 (1.747 unidades), Peugeot 308
(917) e, na lanterna, VW Golf (857). A terceira geração marca uma nova
era para o modelo, que ganhou em desempenho e tecnologia, mas ainda deve
em equipamentos em comparação a alguns concorrentes, além de já ter uma
atualização agendada para o ano que vem na Europa.
Calcular volume de vendas ainda se mostra um território desconhecido,
tanto para a Volkswagen com o Golf como para a Ford com o Focus, em
razão do fator novidade versus aumento de preço, uma vez que os dois
modelos foram completamente renovados, mas ficaram cerca de R$ 10 mil
mais caros. A Ford deverá manter o ritmo, mas segurar a liderança vai
ficar cada vez mais difícil.
Confira as versões e preços do Ford Focus 2014Hatch
1.6 S manual: R$ 60.990
1.6 S PowerShift: R$ 66.990
1.6 SE manual: R$ 63.990
1.6 SE PowerShift: 69.990
2.0 SE PowerShift: R$ 72.990
2.0 Titanium PowerShift: R$ 79.990
Sedã
2.0 S PowerShift: R$ 69.990
2.0 SE PowerShift: R$ 74.990
2.0 Titanium PowerShift: R$ 81.990
Viagem a convite da Ford2.0 S PowerShift: R$ 69.990
2.0 SE PowerShift: R$ 74.990
2.0 Titanium PowerShift: R$ 81.990
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