Volkswagen Santana chega em setembro para disputar mercado com Cobalt e Grand Siena
Para a alegria dos taxistas, o
Volkswagen Santana voltará a ser comercializado. Porém, esqueça o modelo que
foi vendido em nosso mercado até 2006. O novo sedã, que nada tem a ver com a
versão oferecida por aqui há alguns anos, chegará ao Brasil em setembro deste
ano, segundo revelou o site Carplace. A novidade iniciará o processo de renovação
do portfólio da montadora alemã, assim como aconteceu com a Chevrolet.
O novo Santana, que já foi
inclusive apresentado aos concessionários, chegará ao mercado para disputar em
um segmento hoje liderado pelo Chevrolet Cobalt, além de Fiat Grand Siena,
Nissan Versa e o Renault Logan, que será renovado no final do ano. Na gama da
Volkswagen, o três-volumes substituirá o já quase morto Polo Sedan. E para
rivalizar de igual para igual com esse quarteto, o novo Volkswagen Santana terá
como atrativo o espaço interno, graças ao comprimento de 4,47 metros e ao
entre-eixos de 2,60 m, com porta-malas de 480 litros.
No visual, como dá para notar por
meio das imagens que ilustram esta matéria, o Santana será mais um a trazer a
polêmica identidade visual global da Volkswagen, lembrando modelos como Jetta e
o Passat em sua versão destinada ao mercado norte-americano. O interior também
segue as linhas dos demais modelos da montadora, porém, ao contrário do modelo
vendido na China, a versão a ser comercializada por aqui não trará detalhes de
acabamento imitando madeira e muito menos painel e bancos em dois tons. Será
tudo preto, como manda o gosto da maioria dos brasileiros.
Porém, uma das principais novidades
será a estreia da nova linha de motores da Volkswagen, a EA-211. O Santana virá
equipado com um propulsor 1.6 litro de 16 válvulas, que nada mais é que uma
evolução do atual 1.6 8V usado em todos os compactos da montadora em nosso
País. De acordo com rumores, o motor será capaz de entregar 120 cavalos de
potência com etanol, e apesar desses números, não aposentará o também velho 2.0
8V do Jetta, que dispõe de mais torque. A transmissão será manual de cinco velocidades
ou a automática Tiptronic de seis marchas.
No mercado chinês, a Volkswagen
vende o Santana em três versões de acabamento: Trendline, Comfortline e
Highline, com seis airbags, controle de tração, freios ABS, ar-condicionado
digital, bancos em couro, trio elétrico, sensor de estacionamento, teto solar
elétrico e rodas de liga-leve no modelo mais caro. Por aqui, o sedã deverá
seguir estas nomenclaturas, porém, com uma lista de equipamentos pouco menos
recheada. Os preços deverão se posicionar na faixa dos R$ 45 mil.
Fonte: Carplace
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