O problema do Volkswagen Golf 1.6 nunca foi exclusivamente o seu desempenho, especialmente na versão com câmbio manual. Além de ser quase 2s mais rápida que a automática, ela é mais barata - ou menos cara, dependendo do ponto de vista.
Pelo Golf Comfortline 1.6, a Volkswagen pede R$ 78.130, sem incluir os opcionais que, somados, custam mais R$ 10.000. Menos mal que a fabricante compensa isso oferecendo um pacote de itens de série generoso, que inclui controle eletrônico de estabilidade, sete airbags e uma moderna central multimídia. Mas não se pode esquecer que existem rivais tão equipados quanto ele, por preços mais atraentes.
Até mesmo "dentro de casa" esse Golf sofre com a concorrência, pois seu motor 1.6 capaz de entregar 120 cv é o mesmo do Fox Highline, que é mais ágil, barato e dotado de um câmbio manual de seis marchas - este item, inexplicavelmente, acabou ficando de fora no Golf.
OPÇÃO DE LONGO PRAZO
O custo-benefício ruim levou à rejeição do mercado: segundo a consultoria Jato Dynamics, a versão 1.6 manual representou menos de 3% das vendas do Golf nacional neste ano. E isso acaba trazendo um problema a tiracolo a seu proprietário, com a liquidez menor do modelo em um mercado de seminovos repleto de versões automáticas e/ou com motor 1.4 turbo.
E, segundo o site Autos Segredos, a versão 1.0 TSI chegará em breve com potência superior ao 1.6 e consumo de combustível menor.
Com mais contras do que prós, fica difícil "defender" esse Golf, o que é uma pena. O hatch fabricado em São José dos Pinhais (PR), tem uma dirigibilidade ímpar e muito próxima à da versão importada, mesmo com a suspensão traseira de eixo de torção, mais simples que a multibraço.
O acabamento de qualidade tem a sobriedade e a montagem benfeitas típicas dos modelos mais caros da Volkswagen. A onda de conectividade trouxe ao hatch duas opções de sistemas multimídia, ambas com possibilidade de espelhamento para celulares Apple e Android. E ainda nem falamos do desempenho.
O Golf 1.6 está longe de empolgar, especialmente em retomadas e subidas. Mas ele se mantém entre os poucos carros com câmbio manual que dão gosto de dirigir, oferecendo engates precisos, direção com boa pegada e suspensão firme na medida certa, além de apresentar consumo satisfatório para o segmento.
A embreagem poderia ser mais leve, mas com tantos desafios para resolver, esse é o menor dos problemas do mais raro dos VW Golf atuais.
fonte: Motorpress
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