Como ontem era feriado em Gravataí, a GM confirmou nesta quinta (3) o investimento na fábrica que tem na cidade gaúcha, previsto para ser anunciado um dia antes. O montante, de R$ 1,4 bilhão, servirá, segundo a empresa, para o "desenvolvimento de novos produtos" e introdução de "conceitos inovadores de manufatura e qualidade 4.0". Neutro, como era de esperar. Por sorte, já sabemos do que se trata: da introdução da plataforma GEM (de Global Emerging Markets, ou mercados emergentes globais) e dos substitutos de Onix, Prisma, Cobalt, Spin e também Tracker, cujo sucessor será finalmente produzido no Brasil. Não só isso: segundo a GM, Gravataí será uma "plataforma de exportação global".
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Com o investimento, R$ 100 milhões mais baixo do que o anteriormente previsto, também deve ser desenvolvida uma nova picape compacta, substituta da Chevrolet Montana. Considerando que este mercado agora também é invadido por versões intermediárias, como Renault Duster Oroch, Fiat Toro e a futura VW "Bala de Prata", a GM deveria pensar também na possibilidade de um concorrente para estes novos modelos.
Segundo nossos amigos do site Autos Segredos, o crossover não será fabricado em Gravataí, mas sim na fábrica de São Caetano do Sul. Talvez ele seja produzido nas duas unidades, especialmente considerando que, do pouco que a GM revelou no anúncio, a fábrica de Gravataí também terá o papel de exportadora. Fica próxima de um porto eficiente, logisticamente mais interessante do que São Caetano do Sul. E os crossovers são os "pãezinhos quentes" do mercado automotivo atual em todo o mundo.
No anúncio do investimento, a GM confirma outra das informações que já demos: 5 novos fornecedores serão levados a Gravataí, sendo 2 deles chineses. Isso se explica porque a plataforma GEM está sendo desenvolvida na China, em parceria com a SAIC, que também a utilizará em seus produtos. Com a chegada dos novos fornecedores, os investimentos na região podem chegar a R$ 2 bilhões, no total.
Nos bastidores, fala-se que o Crossover teria estilo mais robusto, inspirado no do conceito Adra, mostrado no mercado indiano, mas com porte maior, com comprimento em torno de 4,20 m. Com a plataforma GEM, a GM finalmente trará ao Brasil o motor 1.0 de 3 cilindros, livrando sua engenharia de tirar leite de pedra do velho 1.0 de 4 cilindros usado em sua linha atual.
A previsão de chegada do primeiro produto GEM ao mercado é para 2020, condizente com os 3 anos regulamentares de projeto e desenvolvimento de um novo veículo. E com o fato de a reestilização do Onix ser relativamente recente.
Fotos: divulgação GM do Brasil
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