sexta-feira, 8 de setembro de 2017

PEUGEOT 3008:A SUV agrada apreciadores de Golf e Corolla

O Peugeot 3008 ficou sob nossa avaliação por uma semana, ao longo da qual já publicamos artigos com especificaçõesteste-drive e detalhamento do sistema de informação e entretenimento. Neste post vamos relacionar nossas impressões qualitativas ao final desse período, começando com a constatação de que este SUV é um veículo que agrada não somente os tradicionais apreciadores desse tipo de formato de carroceria, mas também vai impressionar positivamente - por suas características dinâmicas - pessoas que gostam de hatchs médios como o Golf e sedãs médios como o Corolla.
Peugeot 3008 2018

Nós já tínhamos ficado muito impressionados com o Audi Q5, um SUV de porte intermediário, com todas as características de um SUV, mas que oferta um comportamento dinâmico irrepreensível mesmo para quem está acostumado com um Golf GTI, por exemplo. O "problema" do Audi é que ele não é um carro para mortais, já que seu preço acima de R$ 245 mil o torna muito exclusivo. Ocorre que este Peugeot 3008, por R$ 139.990 reais, é quase tão competente quanto o Audi nesse aspecto, como mostramos no vídeo abaixo.



Sim, ele não a tração Quattro Ultra do Q5, mas ele encara curvas de qualquer raio com competência e segurança, sem que a carroceria oscile ou tombe de forma excessiva - o que transmite muita segurança ao motorista. 

Peugeot 3008 2018

Este SUV francês suporta uma condução mais esportiva com a mesma competência que sua suspensão supera lombadas, buracos, valetas e crateras sem quase tomar conhecimento, evidenciando a versatilidade de seu conjunto mecânico.

Peugeot 3008 2018  - inteiror - painel digital

A posição de dirigir é outro aspecto notável. Diferentemente do que ocorrem com outros SUV, neste Peugeot 3008 o motorista não fica como se estivesse em uma cadeira alta. Ao contrário, a posição de condução coloca as pernas quase esticadas, favorecendo muito a sensação de estar em um carro convencional, mesmo com o ponto H bem elevado.

Peugeot 3008 2018  - inteiror - painel digital

O volante de direção contribui muito para a excelente posição de direção, pois tem diâmetro reduzido - muito esportivo. A assistência elétrica torna as manobras levíssimas em cidade, mas a progressividade torna ele muito seguro em auto estrada em velocidades elevadas.

Peugeot 3008 2018 - acabamento interno

A direção também é muito direta - muito mais direta do que se espera da direção de um SUV, com muito feedback sobre o que acontece no asfalto, e de reações muito rápidas.

Peugeot 3008 2018  - teto solar panorâmico

Some-se a isso o excepcional conjunto mecânico, formado pelo motor quatro cilindros 1.6 THP Turbo, de 165 cv, associado com uma transmissão automática de seis marchas. O conjunto está muito bem harmonizado. O motor tem abundância de torque em qualquer regime, e essa elasticidade é muito bem explorada pelas relações de transmissão bem escalonadas. As trocas são suaves e quase imperceptíveis em condução normal. Quando se acelera, o motor segura mais as rotações, e as trocas ficam mais evidentes.

Peugeot 3008 2018 - interior

Segundo a Peugeot, esse carro acelera de 0 a 100 Km/h em 8,9 segundos e chega a 207 Km/h. Na prática, o 3008 é muito ágil, com acelerações vigorosas, e retomadas de velocidades quase instantâneas - e o melhor de tudo, sem qualquer sinal de insuficiência de torque em baixos regimes.

Peugeot 3008 2018

Não parece se tratar de um motor turbo, mas de um motor aspirado de grande deslocamento e muito torque em baixos regimes.

Peugeot 3008 2018

O consumo, porém, não é exemplar. Durante nosso teste, o consumo médio ficou em 9Km/l de gasolina, em um percurso 50% cidade, 50% estrada, sempre com gasolina, e, em média, duas pessoas a bordo.

Peugeot 3008 2018

Além do comportamento, o Peugeot 3008 agrada muito também pelo design externo e interno. Este modelo ganhou o prêmio de design alemão Red Dot Design - um dos mais prestigiados do planeta.

Peugeot 3008 2018

É claro que a avaliação estética é um aspecto subjetivo, mas o consideramos o SUV mais bem resolvido esteticamente que há no mercado com preços até R$ 300 mil reais, tanto externa quanto internamente.

Peugeot 3008 2018

As soluções de design que foram adotadas neste carro claramente têm o objetivo de, na lateral, abaixar o perfil, tornando-o mais longilíneo e esportivo. A área envidraçada em preto, e as molduras pretas na parte inferior, com frisos cromados abaixam a altura do carro.

Peugeot 3008 2018

Mesmo tipo de efeito foi buscado na traseira, com lanternas elegantes e delgadas, com um elemento em preto brilhante interligando as duas, abaixando e alargando o carro, tornando-o mais esportivo.

Peugeot 3008 2018

Já na dianteira temos soluções que enfatizam a robustez e o aspecto SUV. A frente é muito imponente, quase vertical. Os faróis em Full LED com indicadores de direção dinâmicos completam o aspecto tecnológico.

Peugeot 3008 2018

Finalmente, ele é bem resolvido em termos de tecnologia, já que o sistema de informação e entretenimento compatível com o Apple CarPlay e Android Audi, permite que se rode o Waze ou o Google Maps em sua tela sensível ao toque de 12,3 polegadas.

Conclusão

Peugeot 3008 2018

O Peugeot 3008 é um SUV de respostas ágeis, estética bem resolvida, interior bem acabado e tecnológico, com proporções tipicamente SUV, mas com comportamento dinâmico com credenciais para agradar até mesmo apreciadores de modelos como Golf GTI ou Toyota Corolla.

fonte: car.blog,com

Nenhum comentário:

Postar um comentário