Com um belo design, amplo porta-malas e as mesmas qualidades do Argo, ele chega às lojas ainda em fevereiro
Dianteira tem mudanças no capô, grade e para-choques (divulgação/Fiat)
Lançado em junho do ano passado, o Argo já é um relativo sucesso: nos últimos dois meses, foi o 8º modelo mais emplacado no Brasil.
Qualidades como o desenho atraente e o acabamento herdado da Jeep são mantidas no Cronos, sua versão sedã, oficialmente apresentada hoje pela Fiat.
Entre-eixos é o mesmo do Argo (divulgação/Fiat)
Muito além do porta-malas, as mudanças começam pela dianteira. O capô possui um par de vincos extras e termina um pouco mais avançado em relação à grade, que também é exclusiva, com a parte negra em forma de ondas senoidais.
O para-choque também ficou um pouco diferente, com grade mais afilada e faróis de neblina reposicionados.
Preços ainda não foram revelados, mas devem ficar R$ 4 mil acima do Argo (divulgação/Fiat)
Porta-malas é bem espaçoso: 525 litros (divulgação/Fiat)
O entre-eixos de 2,52 metros do Argo foi mantido, mas o comprimento passou para 4,36 metros, garantindo um amplo porta-malas de 525 metros. As portas traseiras foram alongadas, e o banco traseiro teve de ser redesenhado para se adequar à nova carroceria.
O resultado final do design da traseira ficou equilibrado e elegante, com lanternas de led bipartidas que dão um ar mais requintado. Já o espaço interno para os passageiros permanece o mesmo, o que não é mal.
O Cronos começa a chegar nas lojas no final de fevereiro. Apesar da divulgação das versões e equipamentos, os preços ainda não foram informados.
Fontes ligadas à marca estimam que o sedã representará um acréscimo de R$ 4.000 sobre o valor das versões equivalentes do Argo.
Caso isso se confirme, os preços do Cronos (sem opcionais) partirão de R$ 59.000 até chegar nos R$ 72.000, enquanto o VW Virtus ficará entre R$ 59.990 e R$ 79.990
Versão | Preço |
Cronos Drive 1.3 MT | R$ 59.000 |
Cronos Drive 1.3 GSR | R$ 64.000 |
Cronos Precision 1.8 MT | R$ 66.000 |
Cronos Precision 1.8 AT6 | R$ 72.000 |
As configurações Drive são equipadas com o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, 109 cv e 14,2 mkgf (com etanol), enquanto as Precision trazem o 1.8 E.torQ com até 139 cv e 19,3 mkgf.
Além do câmbio manual de 5 velocidades, a motorização 1.3 pode ser equipada com o câmbio automatizado GSR (uma evolução do Dualogic), enquanto a 1.8 tem como opção um câmbio automático convencional de 6 marchas.
O test-drive do Cronos organizado pela Fiat em janeiro, em Córdoba, na Argentina, permitiu uma tomada de impressões mais completas apenas da versão topo de linha, Precision 1.8 automática – em breve teremos os testes feitos em nosso campo de provas, em Limeira (SP).
Assim como o Argo, o Cronos tem um acerto macio de suspensão. Mas a engenharia da marca italiana se apressa em destacar que molas e amortecedores são próprios, com calibragem para se adequar à massa e dinâmica do sedã.
Ao volante, o Cronos repete o bom equilíbrio entre conforto e estabilidade do Argo. No limite de contorno das curvas de raio longo, a tendência é sair de frente, mas a carroceria inclina em nível aceitável, que não bota medo.
Nas frenagens mais fortes, repetição do bom equilíbrio: a dianteira até mergulha, mas a traseira não flutua, se mantendo sob controle. Os pneus de perfil baixo (205/45 R17, opcionais), no entanto, fazem com que parte das imperfeições do asfalto cheguem à cabine em nível pouco acima do ideal.
A Fiat afirma que, com etanol, o Cronos 1.8 AT6 faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, com máxima de 196 km/h. O consumo (desta vez com gasolina) seria de 10,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.
Confira abaixo as quatro versões iniciais e seus equipamentos de série:
Cronos Drive 1.3 MT
Itens de série:
– central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas
– volante com comandos de áudio e telefonia
– segunda porta USB para os passageiros traseiros
– ar-condicionado manual
– direção elétrica
– vidros elétricos (na dianteira)
– painel de instrumentos com display TFT de 3,5 pol.
– sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus
– banco do motorista com ajuste de altura
– cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros
– volante com comandos de áudio e telefonia
– segunda porta USB para os passageiros traseiros
– ar-condicionado manual
– direção elétrica
– vidros elétricos (na dianteira)
– painel de instrumentos com display TFT de 3,5 pol.
– sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus
– banco do motorista com ajuste de altura
– cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros
Cronos Drive 1.3 GSR
Itens de série: tudo do Drive 1.3 MT mais…
– câmbio automatizado GSR de cinco marchas com modo Sport e paddle shifts
– sistema Start-Stop
– controle de velocidade de cruzeiro
– apoio de braço para o motorista
– vidros traseiros elétricos
– retrovisores elétricos com tilt-down e repetidores de seta
– controles eletrônicos de estabilidade e tração
– hill-holder
– sistema Start-Stop
– controle de velocidade de cruzeiro
– apoio de braço para o motorista
– vidros traseiros elétricos
– retrovisores elétricos com tilt-down e repetidores de seta
– controles eletrônicos de estabilidade e tração
– hill-holder
Cronos Precision 1.8 MT
Itens de série: tudo do Drive 1.3 GSR (menos o cruise control) mais…
– faróis com luz de posição de leds
– rodas de liga leve de 16 polegadas
– faróis de neblina
– rodas de liga leve de 16 polegadas
– faróis de neblina
Cronos Precision 1.8 AT6
Itens de série: tudo do Precision 1.8 MT mais…
– câmbio automático de seis velocidades
– volante com paddle shifts
– cruise control
– volante revestido de couro
maçanetas e frisos das portas cromados
– volante com paddle shifts
– cruise control
– volante revestido de couro
maçanetas e frisos das portas cromados
Além disso, há uma série de pacotes de opcionais para todas as versões. No caso das versões Precision, isso pode incluir:
– airbags laterais
– câmera de ré
– display TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos
– ar-condicionado digital
– espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento
– espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps
– sensores de chuva e de luminosidade
– bancos de couro
– rodas de liga leve de 17 polegadas.
– câmera de ré
– display TFT de 7 polegadas no painel de instrumentos
– ar-condicionado digital
– espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento
– espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e puddle lamps
– sensores de chuva e de luminosidade
– bancos de couro
– rodas de liga leve de 17 polegadas.
Com todos os opcionais possíveis, além de pintura metalizada ou perolizada, o preço do Cronos Precision 1.8 AT6 deverá pular de R$ 72.000 para R$ 82.000.
FONTE:4RODAS / JAILSON SILVA
FONTE:4RODAS / JAILSON SILVA
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