segunda-feira, 8 de abril de 2019

CARRO ELÉTRICO SERÁ A BOLA DA VEZ NOS PRÓXIMOS ANOS



Suíça promete bateria para carro elétrico com 1.000 km de autonomia


Suíça promete bateria para carro elétrico com 1.000 km de autonomia
A startup suíça Innolith AG, promete uma grande revolução para os carros elétricos. Trata-se de um novo tipo de bateria que promete autonomia de nada menos que 1.000 km. A tecnologia empregada permitirá uma densidade energética muito além do que hoje está disponível no mercado mundial.
O segredo da nova bateria estaria no uso de materiais de reação de conversão, diferente da técnica usada atualmente, que utiliza componentes intercalados. Os estudos feitos pela Innolith já alcançaram a marca de 1.000 Wh/kg. Ou seja, uma bateria de 1 kg teria 1 kWh de densidade.
Para efeito de comparação, o crossover compacto e elétrico Hyundai Kona, tem bateria de lítio de 64 kWh, que é uma densidade muito boa, mas devido ao seu enorme peso, a relação é de apenas 0,14 kWh/kg. As pesquisas da empresa suíça ainda apontam para algo realmente impressionante.
Suíça promete bateria para carro elétrico com 1.000 km de autonomia
Graças à essa tecnologia, a Innolith estima que um carro médio atual, utilizando um pacote de baterias com o peso vigente, conseguiria atingir facilmente 200 kWh. Estimando um consumo de 15 kWh a cada 100 km, o alcance com 100% da carga seria de ótimos 1.300 km, praticamente a autonomia dos carros diesel na Europa.
A Innolith também revelou que os componentes químicos dessa nova bateria são inorgânicos, não prejudicando assim o meio ambiente e evitando o uso de materiais como o cobalto, já envolto em polêmicas sócio-ambientais. Além disso, sem esse custo elevado, o preço dessa bateria será menor que as tradicionais.
Entretanto, as células não conseguirão se recarregar em tempo extraordinário, apesar da elevada densidade, sendo efetuadas no mesmo tempo que as baterias atuais. Ou seja, tudo dependerá da capacidade do carregador.
A Innolith estima a produção comercial entre três e quatro anos, exatamente na época em que mais o setor automotivo exigirá volumes maiores de células de energia. Por ora, eles não revelam se já existe algum fabricante de automóveis colaborando com o projeto.

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