O novo Peugeot 408 chega com um novo projeto. Incorpora a nova identidade visual da marca, inspirada nos carros conceitos Exalt e Onix.
Característicos no visual da Marca e elemento que demonstra a forte personalidade do modelo, os faróis de máscara cromada estão mais afilados e tiveram o interior retrabalhado com estilo mais refinado. O novo para-choque tem acabamento na cor da carroceria e possui uma grade inferior que atravessa todo a dianteira e destaca sutilmente sua largura. A peça termina de forma elegante com um friso cromado que abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina. O conjunto melhora a segurança e traz uma assinatura luminosa marcante ao veículo.
Na lateral, o novo Peugeot 408 é marcado por novas rodas de 17 polegadas. De aspecto robusto e 12 raios sólidos, tem acabamento diamantado na versão topo de gama (Griffe). A traseira mantém o ótimo equilíbrio em volume com o para-choque inteiramente redesenhado para sugerir maior elegância e dinamismo para o veículo. As novas lanternas completam a evolução da traseira: elas trazem iluminação em LED de nova geração conferindo sofisticação ao sedã, em linha com a nova identidade da Peugeot.
Nas pesquisas realizadas pela Peugeot junto aos consumidores, uma das qualidades mais fortemente percebidas nos modelos da Marca diz respeito ao refinamento do acabamento do interior. Os ocupantes encontram no novo PEUGEOT 408 todo o cuidado na escolha dos materiais e na ergonomia interna. O motorista agora dispõe de um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, que integra o limitador e o regulador de velocidade.
A ampla lista de comodidades avança para os retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento, acendimento automático dos faróis e do limpador do para-brisa indexado à velocidade do veículo, bancos com revestimento parcial em couro e sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.
Com a reestilização, o novo Peugeot 408 destaca a sofisticação de seu interior. O painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano, que permeia todo o console.
O conforto da cabine se reflete ainda no ar-condicionado automático Bi-Zone, que permite regulagens de diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da temperatura externa. Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade da espuma. A isso se soma a elegância e o requinte do revestimento em couro perfurado da versão Griffe.
A arquitetura do 408 combinada ao painel de instrumentos com forte inclinação proporciona uma ampla visibilidade externa. Esse atributo amplia a dimensão generosa do interior e proporciona o maior espaço interno da categoria para os passageiros no banco traseiro. Os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, reforçado pelo teto solar, que permite a entrada de luz ambiente e torna a vida a bordo ainda mais agradável. Para maior conforto dos passageiros, o teto solar possui duas opções de abertura, total e bascular.
Os ocupantes também se beneficiam do novo conjunto de suspensão, desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades, dissipando as irregularidades do piso. Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros.
Além do estilo e do interior requintado e confortável, o novo sedã da Peugeot dispõe de equipamentos que atestam sua vasta tecnologia, como a nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como:
- Rádio AM/FM com memória;
- Leitor de MP3 e fotos;
- Conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela;
- Audiostreaming, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo;
- Computador de bordo com ajustes do veículo;
- Função Jukebox: 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas em MP3 (versão Griffe);
- Indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada (versão Griffe);
- Navegação por GPS com mapas da América Latina (versão Griffe);
- Tecnologia: MIRROSCREEN (MIRROR LINK E CARPLAY);
- Link MY PEUGEOT.
Duas dessas funções merecem especial destaque. O Mirrorscreen que permite o espelhamento do smartphone na tela do veículo. Suas vantagens são as seguintes:
- Integração e modernidade: respeito ao estilo;
- Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, com aplicações disponíveis certificadas para utilização compatível da condução, com dois níveis de informação para o veículo parado ou em movimento;
- Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis a partir da tela sensível ao toque;
- Compatibilidade assegurada por dois protocolos de comunicação:
- MirrorLink – smartphones e Apps compatíveis (Sony, Samsung, etc.)
- CarPlay (iPhone 5 ou superior): smartphones e Apps compatíveis
A outra função é o Link MyPEUGEOT. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.
As formas retilíneas e os espaços de arrumação do porta-malas facilitam a utilização prática do vasto volume oferecido pelo novo 408: são 526 litros, acessados pela abertura da tampa a distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando específico no painel de instrumentos.
Com alças pantográficas, a tampa permite acessar o interior do bagageiro com facilidade. Espaços laterais permitem acomodar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 – 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.
Após a estreia no SUV compacto 2008 e a disponibilidade no novo Peugeot 308, o novo 408 recebe, também na versão Griffe, o motor turbo THP Flex de 173 cv, tornando-o um dos sedãs de melhor desempenho do segmento ao adotar a tecnologia bicombustível de injeção direta com turbocompressor. No desenvolvimento desse propulsor, buscou-se um compromisso equilibrado entre desempenho e economia de combustível.
Entre as alterações necessárias para a transformação do THP a gasolina – amplamente utilizado na gama Peugeot – em bicombustível está o mapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibração foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e a preferência dos consumidores por motores que ofereçam boas retomadas de velocidade. Com a utilização do etanol, foi necessário o retrabalho dos materiais do motor, para suportar as características deste novo combustível.
A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A presença de um novo sensor, de etanol, assegura a perfeita leitura do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem. Outro destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor, melhorando o desempenho e consumo.
O resultado de toda essa tecnologia embarcada no motor é uma potência máxima de 173 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 16 kgfm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm.
Associado ao motor THP Flex, a Peugeot passa a disponibilizar a nova transmissão automática EAT6, que introduz a função “ECO”. Ao mudar o mapeamento do motor e as leis de passagens de marcha, a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em uso urbano.
As modificações realizadas também permitiram melhorar a dirigibilidade do conjunto motor/câmbio. As relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%, a cartografia do acelerador foi suavizada – para priorizar a redução do consumo de combustível – a atuação do freio motor foi reduzida, a estratégia de travamento das marchas sobre piso plano foi otimizada e, por fim, foi implantada a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se encontra na posição Drive. A função RDT reduz também o consumo de combustível em uso urbano até 1%.
Na versão Allure Automática, o novo Peugeot 408 é equipado com o motor 2.0L 16V VVT Flex. O propulsor de quatro cilindros e duplo comando de válvulas, com cilindrada de 1.997 cm3, é compacto, de liga leve e gera potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol (143 cv a gasolina). O torque máximo alcança 22 kgfm a 4.000 rpm, também abastecido com etanol (20 kgfm a 4.000 rpm no caso da gasolina). Esse conjunto é associado à caixa automática de seis velocidades AT6 com opção de trocas de marchas manual.
Em termos de segurança, o novo Peugeot 408 conta com um nível de equipamentos de primeiro nível. As duas versões de acabamento disponibilizam como item de série alarme, sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos (com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga para os cintos dianteiros) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros disponíveis para os cinco ocupantes.
O novo Peugeot 408 vem equipado ainda com sistema de frenagem antitravamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio à frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo. O controle de estabilidade (ESP), de série em todas as versões, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O ESP pode ser desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o sistema é religado automaticamente.
O 408 também se beneficia de toda a experiência do Grupo PSA Peugeot Citroën nessa área para minimizar danos aos ocupantes em um eventual acidente:
- Segurança primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua categoria;
- Segurança secundária (que limita as consequências do acidente): a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira. O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes, além de controlar o peso global do modelo.
Confira a lista de equipamentos de série completa presente na gama do novo Peugeot 408:
408 Allure Automático
Segurança:
- ESP
- Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção);
- Alarme volumétrico;
- Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis;
- Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Faróis de neblina dianteiros;
- Luzes diurnas (DRL) em LED;
- Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
- Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
- Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade.
Conforto:
- Direção eletro-hidráulica assistida;
- Ar-condicionado Bi-Zone;
- Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade;
- Acendimento automático do farol;
- Regulador & Limitador de velocidade;
- Banco do motorista com regulagem de altura manual;
- Banco esportivo revestido em couro e tecido;
- Apoio de braço no banco do motorista;
- Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;
- Regulagem do volante em altura e profundidade;
- Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
- Retrovisores com ajuste elétrico;
- Central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com Mirror Link e My Link PEUGEOT;
- Tela multifunções com computador de bordo;
- Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.
Estilo:
- Roda de 17 polegadas em liga leve;
- Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;
- Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
- Painel de instrumentos soft (“slush”);
- Volante revestido em couro.
408 Griffe
Esta versão recebe o motor turbo THP Flex com caixa automática sequencial de seis velocidades e controle de estabilidade (ESP), além de todos os equipamentos de série presentes no 408 Allure Automático.
Segurança:
- Sensor de estacionamento dianteiro;
- Câmera de ré.
Conforto:
- Teto solar
- Bancos em couro perfurado.
Estilo:
- Rodas diamantadas de 17 polegadas.
O 408 apresenta diversos benefícios decorrentes da política de Pós-Venda de valorização do consumidor brasileiro, tais como:
- Três anos de garantia total;
- Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país;
- Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país;
- Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.
A paleta de cores do novo PEUGEOT 408 é composta pelas seguintes tonalidades: Gris Grafito (base) Branco Banquise (especial), duas metálicas (Preto Perla Nera, Cinza Aluminium) e uma perolizada (Branco Nacré).
Preços:
PEUGEOT 408 Allure 2.0 BVA – R$ 75.990
PEUGEOT 408 Griffe 1.6 THP – R$ 86.990
Nenhum comentário:
Postar um comentário