Chega ao Brasil o Santa Fe 2016. O SUV premium da Hyundai, disponível nas versões cinco e sete lugares, ganhou atualizações no design. As novas linhas foram baseadas no conceito “Storm Edge” (frente de tempestade, em português), uma evolução do conceito “Escultura Fluida”, inspirada nas formas harmoniosas da natureza, marca registrada dos modelos da empresa.
Para proporcionar a ilusão de movimento constante, os designers da montadora usaram uma grade dianteira hexagonal cortada por três frisos, mesclaram linhas curvas e angulares e incluiram linha de cintura que se eleva para a traseira, trilhos de teto opcionais em preto e lanternas traseiras envolventes.
A grade frontal hexagonal passou a contar com um novo acabamento chumbo-fosco, e as aletas ficaram mais finas e arredondadas. A dianteira do veículo teve ainda outras importantes mudanças visuais: o para-choque dianteiro e o conjunto ótico foram redesenhados.
Por falar no sistema de iluminação, o farol agora traz projetores redondos e as lâmpadas de pisca ficam localizadas na parte interna da peça. O farol de neblina possui desenho diferenciado do utilizado em seu antecessor e o equipamento ganhou uma nova moldura.
Além disso, as novas rodas de 18 polegadas em liga leve, que são equipamento de série, passam a contar com novos traços em seus cinco raios duplos e um novo elemento central prateado. O estepe também é oferecido em liga leve. Completando as mudanças visuais externas, o Hyundai Santa Fe passa a ter para-choque traseiro redesenhado e lanternas traseiras com uma nova disposição e fita LED. Por fim, as duplas ponteiras de escapamento deixaram de ser arredondadas e passam a ter linhas retas e assimétricas.
Interior
Na parte interna, a Hyundai manteve o teto solar elétrico panorâmico, que permite maior iluminação natural, regulagem elétrica para os bancos dianteiros com memória para dois ocupantes e materias com textura agradável ao toque e. Entre os equipamentos que se destacam estão o botão de partida com chave de proximidade (que não precisa sair do bolso do motorista) e o Supervision Cluster (painel de instrumentos) com tela TFT LCD.
Como novidades internas, o SUV traz central de entretenimento reestilizada, novo porta-objeto com tampa na parte superior do painel e console de teto redesenhado.
Motorização
Sob o capô, o Santa Fe traz o motor Lambda II 3.3 MPI, V6, D-CVVT de 270 cavalos de potência a 6.400 rpm e torque de 32,4 kgfm a 5.300 rpm. Segundo a montadora, como destaque ele oferece maior economia de combustível devido à aplicação de uma camada de revestimento para redução de atrito e a utilização de uma bomba de óleo variável.
Ele ainda é dotado do sistema de admissão variável (VIS – Variable Intake System), que altera a abertura e o fechamento das válvulas de acordo com a rotação do propulsor e as condições de carga. A transmissão é automática de seis marchas com opção de controle manual.
Sistema de tração
O modelo conta ainda com tração integral com uma unidade de controle inteligente, que analisa continuamente seus dados e, por meio de uma embreagem multidiscos, distribui o torque para cada roda individualmente. Segundo a fabricante, ela garante maior estabilidade lateral ao longo das curvas, elimina a tendência de sobre ou subesterço através da redução da tração indesejada nos eixos, dianteiro e traseiro, e eleva a capacidade térmica, evitando o sobreaquecimento em subidas e quando o carro é usado para reboque.
Além disso, há a presença controle eletrônico inteligente. Ele administra o torque necessário para melhorar a tração nas diversas situações de rodagem. O resultado é a redução no consumo de combustível e emissões. Os componentes eletrônicos são também otimizados para utilizarem o mínimo de energia.
O Hyundai Santa Fe possui os sistemas Hillstart Assist Control (HAC – Assistência na Partida em Subidas) e Downhill Brake Control (DBC – Controle de Frenagem na Descida) para maximizar o controle em aclives e declives acentuados. O HAC elimina o recuo nas arrancadas em rampas acentuadas, enquanto o DBC ajuda o condutor a manter o controle do veículo e a velocidade constante em descidas de grande inclinação.
Conforto e segurança
Com 4,69 metros de comprimento, 1,68 metro de altura, 1,88 metro de largura e 2,70 de distância entre eixos, o SUV conta com regulagem de temperatura com duas zonas, controles de climatização com sistema de desembaçamento automático que detecta os níveis de umidade através de um sensor e a remove do para-brisa e Clean Air (limpa o ar automaticamente quando o aquecimento ou o condicionador de ar estão ligados).
O modelo ainda vem de série com airbags, incluindo cortinas laterais e para os joelhos do motorista, sensores de rolamento para ativar os airbags de cortina, sistema antibloqueio (ABS) com Brake Assist, distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e dispositivos de segurança passiva, incluindo sistema de fixação para assentos de crianças (Isofix) e cintos de três pontos para todos os passageiros.
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