Quando equipado com o propulsor 1.4 ECO, o modelo LT soma coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro com auxílio gráfico, adesivo da coluna B e rodas aro 15 com novas calotas. A transmissão automática de seis velocidades, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis a partir desta configuração.
A versão LTZ adiciona detalhes internos e externos cromados, computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada e LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Modificações mecânicas
Mesmo sem adotar uma nova família de motores, como os esperados 3-cilindros, a engenharia da GM trabalhou na otimização e atualização dos propulsores atuais. A série de modificações, visando a melhoria de consumo, formam o que a Chevrolet batizou de Sistema Eco e abrangem além dos motores, a transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até o uso de materiais mais nobres para redução de peso.
onix e prisma 2017 carplace (1)© Fornecido por Carplace onix e prisma 2017 carplace (1)
Agora, os motores 1.0 e 1.4 são batizados como SPE/4 ECO. Segundo o engenheiro responsável pelo projeto do motor, por fora ele até parece o mesmo, "mas quando se olha por dentro, podemos chama-lo de uma nova geração". As modificações foram extensas e começam pelo conjunto de pistões, bielas e anéis que foram redesenhados e ficaram mais leve. Até o tipo de óleo lubrificante foi alterado, passando para o sintético 0W20. O módulo eletrônico ficou 40% mais rápido e potente, há novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de energia elétrica do veículo com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.
Outras evoluções importantes são as transmissões de nova geração. Agora, o câmbio manual passa a ter seis marchas enquanto a transmissão automática, também de seis velocidades, é de terceira geração. Visando auxiliar no consumo de combustível, o carro ganha um alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento.
onix 2017 carplace (2)© Fornecido por Carplace onix 2017 carplace (2)
A engenharia da GM também trabalhou na redução do peso e aumento da rigidez estrutural do Onix. Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. Segundo a montadora, o carro ficou 32 kg mais leve. Todas as alterações, que incluem ainda o uso dos pneus verdes (de baixa resistência ao rolamento), resultaram em até 18% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet, isso tanto em versões 1.0 ECO quanto 1.4 ECO.
Segundo dados do Inmetro, o novo Onix 1.4 ECO MT6, por exemplo, roda com um litro de gasolina, 14,9 km na estrada e 12,5 na cidade. Com etanol, os números são 10,2 km/l e 8,6 km/l, respectivamente.

Novo Prisma 2017

O Prisma renovado chega inicialmente apenas com o motor 1.4. No conjunto mecânico, o sedã recebe as mesmas evoluções, o que inclui ainda freios mais eficientes e de baixo arrasto, direção elétrica progressiva, pneus verdes que contribuíram para um resultado ainda melhor do que o hatch, alcançando até 22% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet. Assim, o Novo Prisma 1.4 ECO MT6 roda com um litro de gasolina 15,4 km na estrada e 12,8 na cidade. Com etanol, os números são 10,7 km/l e 8,8 km/l, respectivamente.
onix e prisma 2017 carplace (10)© Fornecido por Carplace onix e prisma 2017 carplace (10)
Outra novidade está na recalibração da suspensão, que recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixa.

Preços Onix e Prisma 2017

Onix 1.0 LT - R$ 44.890
Onix 1.0 LT com MyLink- R$ 46.290
Onix 1.4 LT - R$ 49.590
Onix 1.4 LT Automático - R$  54.790
Onix 1.4 LTZ - R$ 54.490
Onix 1.4 LTZ Automático - R$ 59.790
Prisma 1.4 LT - R$ 53.690
Prisma 1.4 LT Automático - R$ 58.990
Prisma 1.4 LTZ - R$ 58.690
Prisma 1.4 LTZ Automático - R$ 64.690
Por Fábio Trindade, de Gramado (RS)
Viagem a convite da Chevrolet