Fiat Argo é apresentado oficialmente e tem detalhes revelados, mas preços ainda não
O Fiat Argo chega ao mercado nacional como a mais recente aposta do fabricante italiano em terras brasileiras. Decisivo para iniciar a recuperação da marca no mercado nacional, onde a venda de carros de passeio caiu de forma vertiginosa e a empresa viu a liderança sair de suas mãos. Os preços ainda não foram revelados, apenas nesta quarta (31).
Considerado premium pela Fiat, o Argo chega com missão dupla, quase tripla, abraçando clientes das versões mais caras do Palio e também aqueles do Punto. Com a ausência de um hatch médio, que no caso era o Bravo, o compacto assume a posição de topo de linha da gama de automóveis da marca.
Com apelo esportivo, jovial e com dimensões mais generosas, o Fiat Argo aposta em faróis de dupla parábola bem delineados e grade expressiva, assim como lanternas normais, mas que parecem LEDs e desenho envolvente. Os para-choques tem linhas fluidas, assim como a carroceria.
Oferecendo 300 litros no porta-malas, o Fiat Argo apresenta espaço interno bom e vem com um pacote de equipamentos bem generoso, mas nenhum pouco inovador, sendo itens já vistos em outros carros.
Fiat Argo – Motores e transmissões
Com oferta de três motores e três tipos de transmissão, o Fiat Argo se apresenta em sete versões, sendo elas Drive 1.0, Drive 1.3, Drive 1.3 GSR, Precision 1.8, Precision 1.8 AT6, HGT 1.8 e HGT 1.8 AT6. Para estes, a Fiat reservou as famílias de motores Firefly e E.torQ.
O 1.0 Firefly entrega até 77 cv e 10,9 kgm, enquanto o Firefly 1.3 vai até 109 cv com 14,2 kgfm. Por fim, o E.torq Evo VIS agora tem comando de válvulas de admissão variável, fornecendo até 139 cv a 5.750 rpm e 19,3 kgfm com 3.750 rpm. Com este último, o Fiat Argo HGT vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge 192 km/h. Todos possuem sistema de partida a frio por pré-aquecimento, dispensando o tanquinho.
Além do câmbio manual de cinco marchas, o Fiat Argo vem com o automatizado GSR na versão Drive 1.3, entregando um novo gerenciamento nas trocas das cinco marchas, reduzindo trancos e a velocidade no tempo das trocas com a função Auto-Up Shift Abort.
Já a caixa de transmissão automática de seis velocidades (Precision e HGT) vem com a função Overdrive, focando na redução do consumo e de ruído. Além disso, ela vem com a função Neutral, que permite o desacoplamento do câmbio em paradas rápidas no trânsito, reduzindo o esforço do motor e gerando economia de combustível.
E não para por aí. Todas as versões do Fiat Argo vem com direção elétrica e Start&Stop, tanto manual como GSR ou AT6, função que desliga o motor de forma automática e o religa quando o veículo vai sair. Também de série é o Isofix, bem como cintos traseiros de três pontos, entre outros. A Fiat lança com o Argo uma série limitada chamada Open Edition MOPAR, limitada a 1.000 unidades.
Fiat Argo – Conteúdo das versões
Entre os equipamentos oferecidos, o Fiat Argo pode ser equipado com multimídia dotada de sistemas Android Auto e Car Play, display TFT no painel, retrovisor eletrocrômico, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado automático e rodas aros 16 ou 17 polegadas.
Fiat Argo Drive 1.0 – De série direção elétrica progressiva, ar-condicionado, display de alta resolução no quadro de instrumentos, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, sistema Start&Stop, ISOFIX, travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.
Opcionais: Kit Multimídia (Central multimídia com tela de 7 polegadas e comandos de telefonia e rádio no volante), Kit Convenience (Vidros traseiros e retrovisores elétricos), Kit Parking – Sensor de estacionamento e câmera de ré e Rádio Connect (Sistema de som Connect e comandos de áudio e telefonia no volante).
Fiat Argo Drive 1.3 – Itens da versão Drive 1.0, mais sistema de monitoramento da pressão dos pneus, central multimídia de 7 polegadas, com tela sensível ao toque, de alta definição, e compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto (esse item exclusivo é de série a partir desta versão), volante com comandos do rádio e telefone e entrada USB para o passageiro traseiro.
Opcionais: Kit Parking (Sensor de estacionamento e câmera de ré), Kit Convenience (Vidros traseiros e retrovisores elétricos) e Kit Stile [(5DV) Rodas de liga leve aro 15 polegadas e faróis de neblina].
Fiat Argo Drive 1.3 GSR – Itens da versão Drive 1.3, mais transmissão automatizada de cinco marchas GSR Comfort (Gear Smart Ride), paddle shifts e acionamento por botões, função Sport, piloto automático, apoio de braço para o motorista, vidro elétrico traseiro e retrovisores externos elétricos com função tilt down, Controle de Tração (TC), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampa.
Opcionais: Kit Parking (Sensor de estacionamento e câmera de ré) e Kit Stile [(5DV) Rodas de liga leve aro 15 polegadas e faróis de neblina].
Fiat Argo Precision 1.8 – Itens de série da versão Drive 1.3 GSR, mais alarme antifurto, faróis de neblina, faróis com luz de posição a LED, rodas de liga leve com aro 15 e banco traseiro bipartido 60/40.
Opcionais: Kit Stile (9TS) – Rodas de liga leve aro 16 polegadas e bancos em couro, Airbags laterais e Kit Tech [(9SJ) – Keyless entry´n´go, ar-condicionado digital e kit High Tech].
Fiat Argo Precision 1.8 AT6 – Itens da versão acima, mais câmbio automático de seis marchas com paddle shifts, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e luzes de ambiente.
Opcionais: Kit Stile (9TS) – Rodas de liga leve aro 16 polegadas e bancos em couro, Airbags laterais e Kit Tech [(9SJ) – Keyless entry´n´go, ar-condicionado digital e kit High Tech].
Fiat Argo HGT 1.8 – Itens exclusivos, tais como display multicolorido de 7 polegadas de alta definição e personalizável no quadro de instrumentos, grade dianteira inferior com acabamento vermelho, spoilers no para-choque, moldura preta na parte inferior da lateral e nas caixas de roda, ponteira de escapamento trapezoidal cromada, rodas de liga leve aro 16 e uma calibração de suspenção mais esportiva. Há também revestimento vermelho na parte central do painel, calibração de suspensão diferenciada e controle de estabilidade para condução esportiva.
Opcionais: Kit Stile (9SK) – Rodas de liga leve aro 17 polegadas e bancos em couro, Airbags laterais e Kit Tech [(9SH) – Keyless entry´n´go, ar-condicionado digital e kit High Tech].
Fiat Argo HGT 1.8 AT6 – Itens da versão acima, mais câmbio automático de seis marchas com paddle shifts, além de controle de cruzeiro e apoio de braço para o motorista.
Opcionais: Kit Stile (9SK) – Rodas de liga leve aro 17 polegadas e bancos em couro, Airbags laterais e Kit Tech [(9SH) – Keyless entry´n´go, ar-condicionado digital e kit High Tech].
Fiat Argo Opening Edition MOPAR – Baseada na versão HGT 1.8 AT6, essa série limitada a 1000 unidades traz um conjunto de acessórios Mopar e itens exclusivos de fábrica. Disponível apenas na cor azul, ele vem com teto e retrovisores externos pintados de preto, bem como aerofólio na tampa traseira.
Entre os acessórios Mopar, destaque para rodas de alumínio escurecidas (aro 16), protetor de soleira das portas, tapetes de borracha, sensor de estacionamento, kit de alto-falantes de 60 W e o badge “Open Edition” nas colunas traseiras. Além disso, o Opening Edition Mopar vem com a conveniência do Mopar Vehicle Protection (MVP), com as três primeiras revisões inclusas.
Fiat Argo – Primeiras impressões
O Fiat Argo foi apresentado oficialmente na noite de terça (30). O novo hatch compacto da marca italiana impressionou positivamente nesse primeiro encontro. O modelo apresenta um visual bem atual, mas com toques bem esportivos. Os faróis duplos são interessantes, assim como o desenho do para-choque. O logotipo HGT chama atenção, assim como os retrovisores em cinza.
Na traseira, as lanternas possuem lâmpadas comuns e a lente tenta imitar LEDs. O novo logotipo da Fiat fica bem estampado no centro, enquanto o para-choque apresenta difusor de ar e um vistoso escape cromado retangular. O spoiler no teto é cinza quando em cor branca.
Por dentro, o Fiat Argo HGT apresenta um aspecto bom, mesclando três revestimentos no painel, além de destacar a tela de multimídia com Android Auto e Car Play. O volante tem o melhor estilo Jeep, mas com detalhes exclusivos. Já o cluster é uma reprodução daquele da Toro, com mostradores laterais analógicos e display central bem grande. A alavanca de câmbio não é muito firme e tem curso longo, enquanto o pedal do acelerador é inclinado para a direita.
O desenho das portas, assim como do painel e também o estofamento dos bancos agradou. O novo formato das luzes de leitura e luz interna também são exclusivos e bem diferentes daqueles que se encontram nos demais carros da Fiat. Outro ponto importante é a oferta de espaço, sendo bom para quem vai atrás. O porta-malas com 300 litros tem fácil acesso e pode ser ampliado com o banco bipartido. De forma geral, o Fiat Argo foi bem nesse primeiro contato. Vamos ver como se comporta no test drive, que você vai conferir em breve!
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