Toyota Corolla
por Gustavo Henrique Ruffo e Lucas Litvay / Projeções: João Kleber Amaral - publicado na edição nº 58 (out/2012)
O projeto 140 A, da Toyota, continua caminhando bem. Com isso, a apresentação da décima primeira geração do Corolla, chamada de E160, deve acontecer, no exterior, no segundo semestre de 2013. Esqueça o Corolla Axio, mostrado em maio deste ano. Ele é a exceção à nova estratégia da marca, de tornar seu campeão de vendas um modelo com menos espaço para regionalização. Como a Fordfez com o Focus, por exemplo. Com mais informações sobre sua aparência final, refinamos a projeção que havíamos publicado e o sedã mostrou que terá vocação mais esportiva. Não à toa.
Quando assumiu o controle da empresa de sua família, Akio Toyoda lançou um slogan ousado: Fun to drive, again. Algo como “Divertido de dirigir, de novo”. É como ele quer que os Toyota sejam reconhecidos daqui em diante, além de serem confiáveis. Diante disso, o que eles precisam fazer primeiro é chamar a atenção pelo design. O do novo Corolla virá doAuris, recentemente apresentado no Salão de Paris (França). A frente será em cunha, bem agressiva, com um trapézio na parte inferior do para-choque para reforçar a maldade.

Toyota Corolla
Na traseira, já havíamos acertado em cheio. As lanternas têm formato de aspas, ou de vírgulas. De perfil, a nova geração do Corolla lembra bastante o atual, o que mostra o caráter da marca em não ousar demais. O desenho é evolutivo, apenas, nada revolucionário, mas será suficiente para que aToyota conquiste compradores mais jovens. Ou faça os atuais se sentirem mais novos.
Os motores continuarão a ser o 1.8 de 144 cv e o 2.0 de 153 cv, ambos flex. O câmbio automático deixa de ter quatro marchas e passa para seis. O manual manterá as atuais seis marchas, mas vai vender tão pouco quanto o atual e só estará disponível com o motor 1.8.