handle


por Gustavo Henrique Ruffo e Lucas Litvay / Fotos: Diogo Dias
Na C/D 53, quando antecipamos as linhas do Citroën M4, ainda sem nome definido para o Brasil (lá fora, vai se chamar C-Elyseé), também adiantamos que a PSA Peugeot Citroën faria dez novos modelos no Mercosul até 2015. E já temos resposta para boa parte da lista, três deles inclusive com fotos: Peugeot 208, Citroën C4 de segunda geração e seu sedã, o C4L, como é chamado na China. Dele, temos as primeiras imagens feitas no Brasil, obra de nosso novo reforço no time de Segredos, o fotógrafo Diogo Dias.
Peugeot 208
Do 208 já falamos bastante. Começa a ser fabricado no Brasil em 2013 e vai pegar Punto, Polo e companhia. Nosso primeiro contato com ele, na C/D 54, mostrou um carrinho que tem tudo para recuperar o brilho que o 206 teve quando foi apresentado, no final dos anos 1990.
C4 e o C4 L, que substituirá o Pallas, usam a plataforma PF2, de modelos médios tanto da Peugeot (308, 3008, 408, 5008 e RCZ) quanto da Citroën (C4 Picasso, C4 Grand Picasso, DS4 e DS5). Como se tornou tendência entre os fabricantes europeus, não só por conta da crise, mas também por corte de custos, ela é a mesma da primeira geração do C4, que ainda está à venda por aqui, mas a carroceria é completamente diferente. Ford Focus Honda Civicseguiram a mesma estratégia em suas gerações mais recentes. A Volkswagen, com a revolucionária plataforma MQB, também deve trilhar o mesmo caminho. 
Citroën C4 L

Medidas

Com 4,33 m de comprimento, 1,50 m de altura, 1,79 m de largura, 2,61 m de entre-eixos e um porta-malas de 380 litros, o C4 foi lançado na Europa depois do Salão de Paris de 2010. Como seria de esperar, pelo grau de parentesco, o C4 L divide com o Peugeot 408 pelo menos uma medida importante: o entre-eixos, de 2,71 m. As demais são mais modestas do que as do irmão da Peugeot: 4,62 m de comprimento e altura e largura iguais às do hatch. O porta-malas terá 440 litros, menos do que o C4 Pallas atual, mas a Citroën já percebeu que um supercompartimento não é um argumento que interessa muito a compradores de sedãs médios. Se fosse, o Honda Civic anterior não teria vendido nem metade do que vendeu por tantos anos.
Citroën C4 L
Além do estilo esportivo e do desenho agradável, o C4 L caprichará no conforto, com encosto dos bancos traseiros inclinado em 29º, e na tecnologia, com sistema de som integrado a navegador, câmera de ré, ar-condicionado com ionizador de ar, tela sensível ao toque de sete polegadas e Bluetooth, faróis bixenônio e sensores crepuscular e de chuva.
Citroen C4 L hatch

Quando chega?

Na China, onde foi desenvolvido, o C4 L começa a ser vendido só no final deste ano. Por aqui, chega em 2013, talvez até meados do ano, pelo estado avançado de ajuste que o flagra permite perceber. O hatch pode chegar depois, como já aconteceu com o C4 atual, mas não muito. Fazendo as contas, já temos seis dos dez produtos que a PSA lançará aqui até 2015 (Citroën C4, C4 LC-Elyseé e osPeugeot M42008 e 208). Chegamos a tomar um susto com flagras anteriores do C4, apenas reestilizado, mas a Citroën, por sorte, resolveu deixar o mercado brasileiro em sintonia com o europeu. E isso será para breve