sexta-feira, 9 de novembro de 2012

RECIFE : OS HATCHES MÉDIOS FAZEM SUCESSO POR AQUI.


Revolução no segmento de hatches médios

Conheça os principais protagonistas desse time e os modelos que estão para estrear no Brasil

Autor: da Redação/Foto: Divulgação
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Esquecido nos últimos tempos no Brasil, atualmente o segmento de hatches médios está se renovando. Mas para a revolução ser completa, falta  a estreia de modelos de peso, que inclusive estão prometidos para chegar às lojas no próximo ano. Para quem pretende adquirir um veículo desse time, vale a pena conferir quem são os principais protagonistas e também analisar o que vem por aí.

Novo Hyundai i30



A nova geração do i30 promete esquentar ainda mais a disputa do segmento quando chegar às lojas, a partir de janeiro e fevereiro de 2013. Exibido no País pela primeira vez na 27ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo (entre outubro e novembro), o hatch coreano foi um dos modelos mais disputados entre os visitantes, que o cercavam para conferir de perto seu visual renovado, novo interior e não paravam de disparar flashes.

Exibindo o atual estilo de design da Hyundai (escultura fluida), a nova geração do modelo deixará de utilizar o motor 2.0 a gasolina de 145 cv e trará sob o capô o bloco 1.6 bicombustível de 128 cavalos de potência, abastecido com etanol. O conjunto será ligado a uma transmissão automática de seis marchas.

A fabricante coreana continua fazendo mistério com relação aos preços da nova geração. Só para constar, o i30 atual, vice-líder do segmento tem preço inicial de cerca de R$ 51 mil.

Novo Ford Focus



O Novo Ford Focus hatch está prestes a estrear no Brasil. A informação foi confirmada ao Carsale pela própria fabricante, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A data da estreia é 2013, quando chega também a configuração na carroceria sedã. O visual dos modelos será o mesmo dos veículos à venda nos Estados Unidos.

Outra informação confirmada pela fabricante é que o Focus continuará sendo importado ao Brasil. Preços não foram revelados. O Focus atual vendido por aqui custa a partir de R$ 52.190. Para se ter uma ideia, no mercado norte-americano o hatch parte de US$ 16.200, o que em uma conversão simples e sem taxas equivale a  cerca de R$ 33 mil.

No Brasil, o Focus hatch conta com os motores 1.6 Sigma de 116 cv (etanol) ou 2.0 Duratec de 148 cv (etanol), enquanto que a nova geração traz sob o capô os blocos 2.0 Ti-VCT de 161 cv e o 2.0 EcoBoost de 255 cv.

Peugeot 308







Substituto do já cansado 307, o 308 estreou em fevereiro deste ano. Produzido na planta de Palomar, na Argentina, o hatch conta com design mais moderno e musculoso, comparado com seu antecessor. A gama é composta por duas versões equipadas com o bloco 1.6 de 122 cavalos de potência, que partem de R$ 50.200 e outras três que utilizam o motor 2.0 de 151 cv e começam em R$ 59.500.

A mais "apimentada" da linha foi lançada este mês: é a Feline 1.6 THP , que traz sob o capô o bloco turbo já utilizado  nos modelos  3008, 408, RCZ, 508 e 308 CC, capaz de entregar 165 cv. O conjunto está ligado a uma transmissão automática sequencial de seis velocidades.

Chevrolet Cruze



O Cruze faz parte da enxurrada de lançamentos da Chevrolet durante este ano. Ele chegou em março em duas versões, a LT e LTZ, ambas equipadas com o já conhecido motor 1.8 Ecotec6, apto a entregar 140 cavalos, com gasolina e 144 cv, utilizado etanol, ambos aos 6.300 rpm As opções de transmissão são manual ou automática de seis velocidades.

Recheado de equipamentos de série desde a versão de entrada, o hatch parte de R$ 60.450 e pode chegar até 74.934, na versão LTZ equipada com o câmbio automático.

Fiat Bravo



O veterano da lista chegou por aqui em novembro de 2010, com a missão de aposentar o fracassado Stilo. De lá para cá a linha Bravo cresceu e hoje conta com seis versões. Cinco delas trazem sob o capô o bloco 1.8 16V E.torQ de 132 cv  com etanol e podem ser ligadas a uma transmissão manual de cinco velocidades ou automatizada.

Para quem prefere um pouco mais de esportividade, a sexta configuração é a indicada: a T-Jet, que utiliza o motor 1.4 16V turbo de 152, vem com o sistema Overbooster, capaz de aumentar a pressão do turbo quando ativado. A linha Bravo começa em R$ 53.140 e chega aos R$ 66.140, preço da T-Jet.

Volkswagen Novo Golf VII



Ainda não há motivos para se comemorar, pois a Volkswagen não confirmou a chegada da sétima geração do Golf ao País, -- por aqui ainda convivemos com a quarta geração que passou por um facelift e foi apelidada de 4,5.

Maior em comprimento, largura e entre-eixos, o novo Golf também conta com um porta-malas mais espaçoso. Segundo a VW, o novato está mais seguro, confortável, leve e econômico em relação ao antecessor.  Em termos de peso, ele é 100 quilos mais leve que o modelo de sexta geração. Na Europa, a versão de entrada sai por 16.975 euros (cerca de R$ 34,6 mil, em uma conversão simples). Para constar, no Brasil a variante mais em conta 1.6 começa em R$ 49.930 e o topo de linha 2.0 Black mercados parte de R$ 62.860.

Fato é que o consumidor brasileiro está vendo a estreia do novo modelo em diversos mercados e aguarda (há tempos) a substituição do desfasado Golf brasileiro. Tamanha é a importância do Golf no mundo que, desde o lançamento do primeiro modelo em 1974, o hatch acumulou ao longo de seus 38 anos mais de 29 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. E, continua a pergunta: vem ou não vem?
Veja abaixo galeria de fotos:

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