quinta-feira, 28 de abril de 2016

Lifan lança X60 CVT no Salão de SP e X50 logo depois

Se alguém pedir para você citar alguma marca de carros chineses no Brasil é improvável que a Lifan seja a primeira, ou até a segunda resposta (isso, se sequer for lembrada). Contudo, ainda que não habite a mente dos consumidores, a Lifan é a montadora da China que mais vende carros no país atualmente, graças ao maior sucesso entre seus compatriotas: o SUV X60.
SUV Lifan X60 ganha nova frente, mais agressiva e marcante© Fornecido por Motorpress SUV Lifan X60 ganha nova frente, mais agressiva e marcante
Para continuar nessa peculiar liderança (superando JAC e Chery), a companhia finalmente deverá trazer duas novidades importantes ao mercado brasileiro: a versão automática (com câmbio CVT) do X60 e o SUV X50, um pouco menor.
A Lifan emplacou no primeiro trimestre 1.051 carros, segundo dados da Fenabrave/Renavam. É a única marca chinesa a aparecer no ranking das 21 maiores do país (considerando automóveis e comerciais leves). O SUV X60, embora demonstre certa retração em relação ao ano passado, continua impulsionando os resultados da Lifan: foram 666 unidades vendidas em três meses, média mensal de 222 emplacamentos (em 2015, esta média foi 256, chegando a 3.082 unidades no final do ano).
Com a chegada da versão automática prevista para novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a expectativa da Lifan é aumentar as vendas do X60 em 20%.
Traseira do SUV vai continuar igualzinha à atual© Fornecido por Motorpress Traseira do SUV vai continuar igualzinha à atual
PELA LIFAN, VOTO SIM
CARRO ONLINE viajou à sede da Lifan na cidade de Chongqing, na China, para conversar com o presidente Mu Gang sobre a situação da marca no Brasil. Durante sua fala ao grupo de jornalistas brasileiros, ele citou diversas vezes o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) como uma chance para a recuperação econômica de nosso país -- e, consequentemente, das vendas de automóveis.
"Nós respeitamos a presidente e a presidência, mas nos preocupamos com o ambiente [de negócios]. A mídia chinesa fala muito sobre como o impeachment traria mais estabilidade à economia brasileira. A estrutura econômica seria ajustada por um novo presidente, não seria tão dependente do petróleo", disse Mu Gang. Por isso, enquanto a confiança no mercado brasileiro não for restabelecida, "a Lifan espera apenas estabilizar seus resultados este ano e aprimorar os serviços de pós-venda".
Lifan X50: pequeno, está mais para hatch aventureiro que para SUV© Fornecido por Motorpress Lifan X50: pequeno, está mais para hatch aventureiro que para SUV
Mas os planos para o futuro não muito distante desmentem o receio/torcida de Mu Gang. Além do X60 CVT, a Lifan prepara também o lançamento do X50, um SUV menor que deverá ser lançado pouco depois do irmão maior (é possível que seja também mostrado no Salão de SP, como em 2014, mas agora já como modelo de produção).
Com o X60 partindo de R$ R$ 61.990 (e chegando aos R$ 65.990, ainda sem considerar o novo câmbio), o X50 se encaixaria numa faixa de preços logo abaixo, entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. O jipinho terá motor 1.5 a gasolina de 103 cv, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Seu entre-eixos mede 2,55 metros, 4 cm a menos que um Renault Sandero Stepway, o que praticamente o coloca numa briga com os compactos aventureiros e de visual cross (como referência, o crossover Honda HR-V tem 2,61 m de entre-eixos).
Segundo os executivos da Lifan, o potencial de vendas do X50 fica entre 500 e 1.000 unidades por mês, o que poderá resultar num aumento importante de participação no mercado. Além disso, mesmo sem a certeza de uma reviravolta na política e na economia, a fabricante chinesa especula o lançamento no Brasil de mais dois modelos, agora na ousada (para um modelo chinês) faixa de R$ 90 mil a R$ 100 mil (fique ligado, CARRO ONLINE falará disso em breve).
O QUE MUDA E COMO ANDA O X60 CVT
Juntamente com o câmbio CVT, o X60 ganhará um facelift, ficando com uma "cara" notavelmente mais robusta do que a do modelo atual. A ultrapassada grade com frisos horizontais dará lugar a outra com padrão ao estilo colméia, mais moderna e esportiva, dividida por uma barra grossa com o nome Lifan gravado. Outras novidades são parachoque em V, conjunto óptico redesenhado e contornado por LEDs e faróis de neblina situados acima das entradas de ar trapezoidais.
Nada mais muda: laterais, traseira e lanternas não foram modificadas, e na cabine há apenas a possibilidade de o X60 receber uma tela multimídia de 8", mas isso ainda não foi decidido.
Câmbio CVT da LIfan: carro fica lerdo nas saídas© Fornecido por Motorpress Câmbio CVT da LIfan: carro fica lerdo nas saídas
O test-drive com o X60 foi realizado dentro dos limites da fábrica da Lifan em Chongqing, num trajeto curto que não simulava situações reais de tráfego (havia apenas alguns obstáculos para testar suspensões, com lombadas e piso de pedras). A primeira impressão não foi muito animadora. De acordo com Luiz Zanini, diretor de marketing da Lifan, os carros chineses consumidos na própria China são adaptados ao estilo de condução dos nativos, que (por alguma razão) inclui certa morosidade nas arrancadas.
O X60 não escapa disso: ao pisar no acelerador, o motorista precisa de paciência até o SUV responder. Isso não parece estar relacionado ao torque do motor a gasolina de 1,8 litro, que é de corretos 17 kgfm (a potência é de 128 cv), já que com câmbio manual o conjunto é mais ágil -- porém, como o câmbio CVT não tem relações de marchas, o motorista não consegue interferir (a não se que opte por fazer trocas manuais sequenciais com a alavanca na posição Sport).
Além do pouco vigor em saídas e retomadas, o trem-de-força peca pelo nível de ruído elevado (algo comum com câmbios CVT) e pela demora em responder também quando o motorista deixa de acelerar.
VAI MELHORAR
Como ainda dispõe de alguns meses até o lançamento no Brasil, Zanini garantiu que o X60 CVT passará por ajustes que podem minorar os problemas detectados na avaliação. Fora isso, o SUV continua oferecendo um pacote de equipamentos interessante, conforto razoável e espaço interno invejável. O acabamento ainda é bastante simples, abusando do plástico rígido e passando impressão de pouca durabilidade.
Ainda segundo Zanini, o câmbio CVT deverá impor acréscimo de R$ 5 mil ao preço do X60 manual -- podendo, portanto, passar dos R$ 70 mil na configuração topo de gama.
X60 tem um recado para você:© Fornecido por Motorpress X60 tem um recado para você:
X60 II PARA 2018
A segunda geração do X60 já está sendo preparada pela Lifan. Ela será produzida sobre a nova plataforma modular da companhia, denominada A Platform, que também dará vida a sedãs e minivans.
Ainda não há informações detalhadas sobre a nova geração, a não ser que ela terá precisamente as mesmas dimensões do X60 atual (incluindo o entre-eixos de 2,60 m) e motores 1.8 e 2.0. É possível que o Brasil receba unidades com adaptação para uso de etanol, mas isso não é certeza. O Lifan X60 II deve ser lançado em 2018.
fonte: C MotorPress e MSN Carros

Nenhum comentário:

Postar um comentário