Impressões: Toyota Yaris, mais que Etios e menos que Corolla
Fomos à Tailândia e dirigimos o Yaris, sedã que a Toyota vai começar a fabricar no Brasil, a partir de 2018, para brigar com Honda City e o futuro VW Virtus
Por Marcello Oliveira, de Bangcoc (Tailândia)
Recentemente a Volkswagen anunciou o Virtus para ocupar a lacuna entre o Voyage e o Jetta. Este sedã, derivado da nova geração do Polo, terá como missão não apenas reconquistar os clientes do antigo Polo sedã, mas também roubar os consumidores do Honda City.
Nota-se, então, que o segmento volta a prosperar, mas o asfalto não será tão liso assim para o Virtus, pois a Toyota já prepara o sedã que promete colocar água no chope alemão da Volks.
O Yaris é o próximo lançamento da marca, previsto para chegar às concessionárias brasileiras no início de 2018, com produção em Sorocaba (SP), onde serão montadas as configurações hatch e sedã.
Com a confirmação de nossas fontes no Brasil de que o Yaris é o carro que já roda em testes no interior de São Paulo, embarcamos para Bangcoc, na Tailândia, o único mercado em que o novo modelo está disponível por enquanto. Lá, andamos apenas no sedã (no caso, a versão intermediária).
Se na Tailândia o powertrain se baseia em um motor 1.2 de 86 cv com uma transmissão automática CVT, no Brasil deverá herdar o 1.5 do Etios e o 1.8 da versão de entrada do Corolla e com opção de câmbio manual e automático.
Aliás, essa mudança de motor do Yaris ao fazer as malas para o Brasil é o mínimo que se espera de um modelo que vai peitar os pesos-pesados da Honda e Volks, ambos mais potentes que o Yaris.
Com o 1.2, o tailandês tem desempenho bem limitado, mesmo quando usado na cidade – no caso, o caótico trânsito de Bangcoc.
O desenho do Yaris revela um upgrade em relação ao polêmico Etios e causa boa impressão à primeira vista. De perto, lembra bastante o Nissan Versa.
Enquanto a dianteira segue a linha usada pela Toyota na penúltima geração do SUV RAV4, a traseira lembra a do Corolla norte-americano, o que deve agradar em cheio ao consumidor brasileiro.
As versões topo da gama virão com luz diurna (DRL) de led embutida no para-choque, separado do conjunto óptico. As luzes de neblina foram colocadas nas extremidades e um aplique de plástico preto dá um tom esportivo.
As maçanetas têm acabamento cromado na versão mais equipada, enquanto os retrovisores ganharam um aplique preto brilhante. Na traseira, a lanterna invade a tampa do porta-malas e a lateral da carroceria.
Em todas as versões, a luz de posição (lanterna), marcada por um filete de led, dá um toque de sofisticação – nas mais completas, as luzes de freio também são de led.
Denominado de Ativ na Ásia, a nova versão sedã do Yaris ganhou rodas de liga leve aro 15 na Tailândia. No Brasil, elas deverão ser maiores, com 16 polegadas.
Volante do Corolla
Por dentro, a receita da Toyota segue a mesma, com o simplismo que sempre fez sucesso em seus produtos, sem inventar moda e mantendo a boa funcionalidade e a ergonomia.
O painel fica atrás do volante, voltado a quem interessa, o motorista. Todos os vidros são elétricos, mas só o do motorista é do tipo “um toque” – e só a respectiva tecla é iluminada.
A versão topo de linha vem com chave presencial para acesso ao carro e partida do motor. Também conta com volante multifuncional, herdado do Corolla, com teclas do computador de bordo, sistema de som, piloto automático e telefonia – tem até revestimento de couro.
O sistema de direção tem bom nível de assistência: confortável nas manobras e com peso suficiente para transmitir segurança em velocidades mais elevadas.
O ar-condicionado digital vem de série já a partir da versão intermediária, mas é de zona única de ajuste de temperatura. A central multimídia sensível ao toque é bem completa e de uso intuitivo.
O equipamento tem as mesmas funções do sistema do Corolla brasileiro, como GPS, leitor de CD e DVD, rádio, Bluetooth e câmera de ré e entradas USB, SD e HDMI.
O acabamento interno tem como destaque os revestimentos de tecido aveludado (bege ou preto), muito bonitos e agradáveis ao toque. As portas são forradas de plástico duro com aplique de tecido apenas no apoia-braço.
O painel segue usando o mesmo material das portas e com linhas pontilhadas nas bordas que imitam costura de couro, característica herdada do Corolla e da picape Hilux. Mas o desenho moderno compensa a aspereza.
As saídas de ar são contornadas por plástico com aspecto de aço escovado, assim como as molduras da central multimídia, no centro do painel. Além dos porta-copos nas portas, há dois espaços no console central (iluminados por led) que podem receber até pequenas garrafas.
Acima do Etios
Graças à nova plataforma modular TNGA, a Toyota conseguiu aproximar o Yaris dos rivais. São 4,43 m de comprimento ante 4,45 m do Honda City e os 4,47 m que deverá ter o Volkswagen Virtus.
O entre-eixos do Toyota Yaris é de 2,55 m, contra 2,60 m do Honda e 2,65 m do VW. Para se ter uma ideia do posicionamento do Yaris, ele é 5,6 cm mais comprido que o Etios Sedan e 19,5 cm mais curto que o Corolla. Em entre-eixos, o Yaris empata com o Etios e é 15 cm menor do que o sedã maior.
O assoalho plano dá uma vida melhor a quem viaja no centro do banco traseiro, mas, se você tem mais de 1,80 m de altura, inevitavelmente irá encostar a cabeça no teto. Isso ocorre pelo infeliz casamento do banco traseiro alto e o teto com caimento acentuado. O porta-malas conta com bons 473 litros de volume.
Muito novo, o Yaris Ativ ainda não passou pelos testes de impacto dos institutos de segurança, mas a Toyota afirma que ele é construído com ligas de altíssima resistência.
O sedã vem de série na Tailândia com sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um de joelho para o motorista, além de ABS (disco na frente e tambor atrás) e controle de estabilidade e tração, que pudemos experimentar em uma pista de baixo atrito utilizada pela concessionária Toyota que nos permitiu fazer o test-drive no Yaris.
Há também o assistente de partida em rampa, que mantém o carro parado por cerca de 3 segundos sem acionamento do pedal do freio.
A suspensão (McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira) absorveu bem até as imperfeições do solo sem pavimentação, com comportamento muito próximo ao do Etios.
No mercado brasileiro, a Toyota deverá posicionar o Yaris na faixa entre R$ 60.000 e R$ 80.000, fechando assim sua gama de sedãs e brigando com boas armas no segmento que, ao que tudo indica, será dos mais disputados no ano que vem.
Veredicto
Ao colocar o Yaris entre Etios e Corolla, a Toyota topa a briga com um peso-pesado (Honda City) e uma grande promessa (Volkswagen Virtus). Se o bom nível de equipamentos e acabamento se mantiver na versão brasileira, a briga vai ser boa.
Ficha técnica – Toyota Yaris
Preço estimado no Brasil: entre R$ 60.000 e R$ 80.000
Motor: gas., diant., transv., 4 cil. em linha, 1.1197 cm3, 16V, 72,2 x 72,5 mm, 11,5:1, 86 cv a 6.000 rpm, 11 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: aut., CVT, tração dianteira
Suspensão: McPherson (dianteiro), eixo de torção (traseiro)
Freios: disco ventilado (dianteiro), tambor (traseiro)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: 185/60 R15
Dimensões: comp., 442,5 cm; largura, 173 cm; altura, 147,5 cm; entre-eixos, 255 cm; peso, 1.470 kg; tanque, 42 l; porta-malas, 473 l
Motor: gas., diant., transv., 4 cil. em linha, 1.1197 cm3, 16V, 72,2 x 72,5 mm, 11,5:1, 86 cv a 6.000 rpm, 11 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: aut., CVT, tração dianteira
Suspensão: McPherson (dianteiro), eixo de torção (traseiro)
Freios: disco ventilado (dianteiro), tambor (traseiro)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: 185/60 R15
Dimensões: comp., 442,5 cm; largura, 173 cm; altura, 147,5 cm; entre-eixos, 255 cm; peso, 1.470 kg; tanque, 42 l; porta-malas, 473 l
fonte: 4Rodas
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